Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema de proteção de GPS é patenteado pela Ericsson

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Fevereiro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Henry Perks/Unsplash
Reprodução/Henry Perks/Unsplash

O GPS é uma tecnologia presente no dia a dia de grande parte da população mundial, seja com celulares mostrando o caminho para certos locais ou mesmo no uso de localização para saber quais restaurantes estão disponíveis no iFood, por exemplo. Mas poucas pessoas têm noção dos perigos que ataques virtuais nessa tecnologia podem gerar.

Os ataques em GPS geralmente visam alterar o sinal da tecnologia e modificar os dados apresentados pelos dispositivos que a utilizam. Esse tipo de invasão é conhecida como spoofing.

Dentro do spoofing, existe uma grande gama de ataques diferentes, com foco especial para o jamming, que impede o acesso à rede GPS, e o meaconing, que altera as coordenadas do alvo atingindo pela invasão, dificultando sua identificação de localização. Normalmente, estes golpes são feitos com a utilização de antenas transmissoras, amplificadores e dispositivos de falsificação de sinal — o que normalmente torna ele

Continua após a publicidade

Para que esses ataques sejam bem-sucedidos, é necessário a utilização de uma antena transmissora, um amplificador e um dispositivo de falsificação de sinal, e por conta da grande demanda de potência necessárias, eles acabam ocorrendo de forma mais comum em episódios que envolvem questões militares e geopolíticas.

Ericsson desenvolve método de proteção para GPS

Uma proteção contra esses ataques se mostra necessária, e é um dos projetos da equipe de pesquisa da Ericsson Telecomunicações, que está desenvolvendo uma tecnologia para proteger sistemas de geolocalização — principalmente considerando no possível aumento de ocorrências com a chegada do 5G no Brasil.

Continua após a publicidade

A tecnologia desenvolvida pelo Ericsson Telecomunicações, batizada de “autocorrelação” foi patenteada, com planos futuros dela ainda não tendo sido anunciados. A ideia é que ela evite os ataques a partir de comparações entre os vários sinais recebidos pelos aparelhos que fazem uso dela.

Alberto Hata, engenheiro da Ericsson, no comunicado oficial da empresa sobre a novidade, explica que a autocorrelação funciona a partir da avaliação de diversos sinais do GPS por um algoritmo do próprio dispositivo, capaz de detectar perturbações inesperadas no sinal que possam indicar possíveis ataques de spoofing.

Por hora, ainda não há planos de uma disponibilização real dessa tecnologia. Mas, em um primeiro momento, ela parece uma boa solução para o cenário de geolocalização, e que pode mudar o cenário do Brasil.

Fonte: EricssonIllnois