Publicidade

Seu mouse pode ser um microfone espião; entenda a nova ameaça bizarra

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Redragon
Divulgação/Redragon

Pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram uma vulnerabilidade curiosa, mas potencialmente perigosa, relacionada aos mouses que todo usuário de PC usa: numa prova de conceito, chamada “Mic-E-Mouse” (Microphone-Emulating Mouse, ou Mouse que emula microfone, em tradução livre), mostrou-se que mouses ópticos podem ser usados para captar vibrações sonoras mínimas pela superfície da mesa onde são usados.

Em outras palavras, o periférico pode ser uma ferramenta para ouvir tudo que acontece à sua volta. Usando softwares diversos, desde programas sem privilégios e até extensões de navegador ou engines de jogos, é possível captar as vibrações e convertê-las em áudio: em último caso, mesmo componentes do kernel de um sistema operacional conseguem fazer isso.

Mouses que captam sons

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Inicialmente, é claro, as vibrações do mouse gravadas pelos programas são apenas sinais inaudíveis aos humanos. Usando o programa Wiener, no entanto, e filtragem estatística de redes neurais, os cientistas conseguiram melhorar o áudio e aumentar a força do sinal em relação ao ruído, extraindo, no final do processo, palavras faladas em alto e bom som.

Esse tipo de captação é, ainda por cima, indetectável ao usuário que utiliza o mouse, já que coletar os sinais vibratórios não requer privilégio algum na máquina por parte dos hackers. O processo é possível por conta da alta taxa de polling dos periféricos, ou seja, a frequência com que percebem movimentos, o que é medido em kHz. A resolução da detecção, medida em pontos por polegada (DPI), também ajuda na captação.

Quanto mais altas a resolução e o polling, mais sensível o mouse é ao som. As únicas coisas que podem complicar a detecção são os ruídos do ambiente espionado e a grossura da mesa, que não pode passar de 3 cm. O mouse também precisa ficar, na maior parte do tempo, parado, caso contrário o isolamento das vibrações de voz fica comprometido.

Na pesquisa, foram usados mouses com no mínimo 20.000 DPI, muito acima do mouse padrão usado pelos usuários de PC. Em outras palavras, seria possível, tecnicamente, espionar alguém pelo mouse, mas bastante desafiador. Algumas frases numa conversa podem ser gravadas, mas não tudo.

Ademais, para evitar a gravação, bastaria usar um mousepad de borracha ou um tapete embaixo do periférico, impedindo que as vibrações sejam captadas. Mesmo assim, é uma demonstração científica de que mais um periférico pode ser explorado para extrair dados, ao menos nas circunstâncias certas.

Veja mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Produto Pra Mexer o Mouse Sozinho! 🖱️

Fonte: arXiv