O que é e como funciona a resolução de imagem

Por Felipe Freitas | 14 de Julho de 2020 às 11h30

Trabalhando com imagens é muito comum ouvir o termo “resolução de imagem”, afinal a resolução é uma das partes mais importantes na composição de uma imagem. Sendo assim, durante seus projetos, é necessário estar sempre de olho na resolução, caso contrário a resolução incorreta pode arruinar todo um projeto. Mas você sabe como a resolução afeta suas imagens?

Eis que neste artigo, nós do Canaltech, vamos te ajudar a entender como funciona a resolução de imagem.

O que é resolução de imagem

Para entendermos como funciona a resolução de uma imagem funciona, é necessário ter em mente que a resolução refere-se aos pixels de uma imagem. Ou seja, resoluções como 1024 x 768, 800 x 600 e 320 x 240, todas tem como base o número em pixels, respectivamente de largura e altura. Tais medidas, correspondem a quantidade de detalhes e nitidez de imagens virtuais. 

A resolução de uma imagem, pode ser calculada, tanto em DPI (“Dots Per Inch”, pontos por polegada em português) como por PPI (“Pixels Per Inch” ou pixels por polegada em português). Dessa forma, esses pixels influenciam diretamente na imagem, a medida que uma imagem com maior resolução, possuí uma maior quantidade de detalhes, enquanto uma imagem com uma resolução menor, ficará borrada e com menos detalhes.

Entenda o que é resolução de imagem (Reprodução/Canaltech)

Inicialmente pode ser um tanto confuso, mas, existem diferenças entre DPI e o PPI. A primeira medida, se aplica a imagens impressas. Enquanto, a segunda medida, se aplica a imagens digitais. Assim, por mais que as siglas sejam parecidas, seus usos, são bem diferentes. 

Como funciona a resolução de imagem?

Quando você altera a resolução de uma imagem, você esta alterando a quantidade de pixels que você poderá ver em cada polegada. Por exemplo, uma imagem com 600 PPI conterá 600 pixels em cada parte da imagem. Então, serão 600 pixels por polegada, imagens nessa resolução serão nítidas e cheias de detalhes.

Enquanto, uma imagem com 72 PPI, não terá a mesma qualidade que uma imagem em uma resolução superior. Ou seja, a regra geral para quando for trabalhar com resolução, é sempre capturar a maior resolução possível, pois é melhor ter mais informações em uma imagem do que a ausência delas. 

Como funciona a resolução de imagens em impressões?

A resolução de imagem, afeta diretamente a quantidade de detalhes que uma imagem contém e é mantida em pontos por polegada “DPI”. A diferença significativa durante a impressão de uma imagem, nesse caso quanto maior a resolução, mais nítida será a imagem impressa. Em impressões, a quantidade recomendada para obter uma boa qualidade de impressão é de no mínimo 200 DPI, enquanto o ideal é a quantidade de 300 DPI. 

Por exemplo, ao trabalhar com a impressão de uma imagem em resolução 8 x 10 a 300 DPI. A resolução mais compatível para tal imagem, seria de 3000 x 2400 pixels, o que é equivalente a 7,2 megapixels. Essa calculo, é necessário para que a proporção seja adequada a resolução da imagem durante a impressão. Veja alguns exemplos de proporção na tabela a seguir:

Tabela de exemplo de resolução para cada tamanho - (Tabela:microscope-microscope)

Esses são os fundamentos básicos sobre resolução e seus diferentes tipos de funcionalidades.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.