Publicidade

Sequestros digitais aumentam em feriados e fins de semana, alerta FBI

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Setembro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Sequestros digitais aumentam em feriados e fins de semana, alerta FBI
Sequestros digitais aumentam em feriados e fins de semana, alerta FBI

Órgãos de segurança nos EUA, como o FBI e a CISA, estão pedindo para que organizações e empresas não deixem suas defesas contra ransomware, ou seja, sequestros digitais, sem atenção durante fins de semana ou feriados, em um comunicado conjunto de cibersegurança. 

As duas agências,no comunicado, falam que observam um grande aumento em sequestros digitais durante fins de semana e feriados. Isso se dá porque os escritórios ficam fechados durante esses períodos e as medidas de segurança dos mesmos não são das melhores, o que faz com que os números de crimes digitais disparem. 

Embora nem o FBI e nem a CISA tenham informações de futuros ataques, o comunicado ilustra e reforça o pedido de atenção na segurança usando como exemplo os ataques ocorridos na Colonial Pipeline, principal empresa de oleodutos dos EUA. O ataque, ocorrido pouco antes do dia das mães, fez com que a empresa tivesse que pagar mais de R$20 milhões, na cotação atual, para poder recuperar o controle de sua rede. Enquanto o ataque ocorria, certas áreas dos EUA chegaram a ficar sem acesso a combustível. Parte do resgate já foi recuperado pela empresa em ação com o Departamento de Justiça, que conseguiu confiscar uma carteira de criptomoedas do grupo criminoso responsável pelo ataque. 

Continua após a publicidade

É importante frisar que não é só nos EUA que ataques cibernéticos podem ser mais frequentes em feriados ou em situações atípicas. Aqui no Brasil, dados divulgados pela Check Point Software Technologias mostram que desde o começo de 2021 os sequestros digitais no país aumentaram 92%, muito por conta do home office resultante da pandemia. 

Com o feriado de 7 de setembro chegando, é bom que empresas preparem sua segurança, já que além do home office, ainda terão que lidar com a grande maioria dos funcionários estando offline no dia, o que pode ser uma combinação perfeita para ataques cibernéticos. 

Dicas do FBI e da CISA

Continua após a publicidade

No comunicado emitido pelos órgãos americanos, algumas dicas foram apresentadas para aumentar a segurança. Apresentamos elas a seguir:

  • Faça um backup offline de seus dados;
  • Evite clicar em links suspeitos;
  • Atualize o sistema operacional e softwares sempre que possível;
  • Use senhas fortes;
  • Faça uso da autenticação de múltiplos fatores.

Fonte: Bleeping Computer