Sequestros digitais aumentam em feriados e fins de semana, alerta FBI
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |
Órgãos de segurança nos EUA, como o FBI e a CISA, estão pedindo para que organizações e empresas não deixem suas defesas contra ransomware, ou seja, sequestros digitais, sem atenção durante fins de semana ou feriados, em um comunicado conjunto de cibersegurança.
- Ciberataques de ransomware crescem no Brasil acima da média global
- Governo é o principal alvo de ataques cibernéticos no Brasil, revela análise
- Conhecimento público geral sobre ciberataques ainda é baixo, confirma pesquisa
As duas agências,no comunicado, falam que observam um grande aumento em sequestros digitais durante fins de semana e feriados. Isso se dá porque os escritórios ficam fechados durante esses períodos e as medidas de segurança dos mesmos não são das melhores, o que faz com que os números de crimes digitais disparem.
Embora nem o FBI e nem a CISA tenham informações de futuros ataques, o comunicado ilustra e reforça o pedido de atenção na segurança usando como exemplo os ataques ocorridos na Colonial Pipeline, principal empresa de oleodutos dos EUA. O ataque, ocorrido pouco antes do dia das mães, fez com que a empresa tivesse que pagar mais de R$20 milhões, na cotação atual, para poder recuperar o controle de sua rede. Enquanto o ataque ocorria, certas áreas dos EUA chegaram a ficar sem acesso a combustível. Parte do resgate já foi recuperado pela empresa em ação com o Departamento de Justiça, que conseguiu confiscar uma carteira de criptomoedas do grupo criminoso responsável pelo ataque.
É importante frisar que não é só nos EUA que ataques cibernéticos podem ser mais frequentes em feriados ou em situações atípicas. Aqui no Brasil, dados divulgados pela Check Point Software Technologias mostram que desde o começo de 2021 os sequestros digitais no país aumentaram 92%, muito por conta do home office resultante da pandemia.
Com o feriado de 7 de setembro chegando, é bom que empresas preparem sua segurança, já que além do home office, ainda terão que lidar com a grande maioria dos funcionários estando offline no dia, o que pode ser uma combinação perfeita para ataques cibernéticos.
Dicas do FBI e da CISA
No comunicado emitido pelos órgãos americanos, algumas dicas foram apresentadas para aumentar a segurança. Apresentamos elas a seguir:
- Faça um backup offline de seus dados;
- Evite clicar em links suspeitos;
- Atualize o sistema operacional e softwares sempre que possível;
- Use senhas fortes;
- Faça uso da autenticação de múltiplos fatores.
Fonte: Bleeping Computer