Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Senha com emoji é melhor ou pior? Veja o que dizem especialistas em segurança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Maio de 2024 às 13h28

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A utilização de senha com emoji pode aumentar o nível de segurança das suas contas, facilitar a memorização e oferecer maior complexidade para suas chaves — é o que revelam especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky. Como os emojis fazer parte do padrão Unicode, é possível utilizar esses símbolos em senhas da mesma forma que letras, números e sinais de pontuação.

Vale notar, no entanto, que é mais fácil usar os emojis através do celular do que no computador — o que pode provocar situações de impossibilidade de acesso pelo PC. Além disso, alguns aplicativos como Gmail e Outlook não aceitam emoticons nas senhas, portanto é preciso analisar quais plataformas permitem a utilização desses símbolos.

Vantagens de usar emoji em senha

Continua após a publicidade

De acordo com especialistas da Kaspersky, há três vantagens de usar emoji em senha:

Aumento da complexidade da senha

Os emojis aumentam a complexidade da sua senha, pois há mais de 3,6 mil opções de emoticons e suas variações e que podem ser combinados com símbolos, letras e números para tornar as senhas ainda mais fortes. Além disso, uma senha de cinco emojis equivale a uma normal de nove caracteres, o que permite criar chaves mais curtas e seguras.

Facilidade de memorização

Em vez de combinações aleatórias de letras e números, você pode usar uma sequência lógica de emojis baseada em uma frase ou título de filme favorito — o que facilita a memorização. Para isso, você pode utilizar um tradutor de emojis, por exemplo, para ajudar na composição da senha.

Proteção contra cibercriminosos

Os cibercriminosos ainda não incluem emojis em suas técnicas de ataque, e as ferramentas de quebra de senhas ainda focam em combinações tradicionais de palavras, números e caracteres comuns.

Continua após a publicidade

Segundo o diretor-geral de produtos de consumo da Kaspersky para Américas, Fabiano Tricarico, “uma forma interessante e até divertida de fazer isso é usar emojis, pois são mais fáceis de lembrar, já que os usamos todos os dias em mensagens de texto. Porém, é importante ressaltar que seu uso não substitui os conselhos de segurança tradicionais”.

De acordo com especialistas da empresa de cibersegurança, apesar de os emojis serem uma alternativa para aumentar a segurança das contas, é preciso seguir as regras básicas de proteção — como alterar as senhas com frequência e utilizar autenticação de dois fatores.

Em relação aos emoticons, a equipe recomenda que as pessoas evitem inserir nas senhas os emojis que mais utilizam nas conversas e priorizem os símbolos menos usados como uma medida extra de proteção.