Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Emoji de rosto com coração é eleito o mais confuso do Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Abril de 2024 às 17h06

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Uma pesquisa do site Word Tips elegeu os emojis mais confusos do mundo — ou pelo menos aqueles que as pessoas mais procuram o significado pela internet. No Brasil, a primeira colocação ficou com o Rosto sorridente com olhos de coração (😍), enquanto o primeiro lugar mundial pertence à figura de Rosto implorando (🥺).

A metodologia do estudo foi a seguinte: os pesquisadores selecionaram os 1.644 emojis mais usados no mundo e usaram uma ferramenta que analisa o volume de busca de palavras-chave por mês. Então, buscaram por “emoji” + “significado”, compilaram os resultados e dividiram a lista entre países e categorias.

O mais confuso do Brasil

Continua após a publicidade

O emoji de rosto com coração foi o que teve o significado mais pesquisado no Brasil, de acordo com o Word Tips, com uma média de 12 mil consultas por mês. O site especializado Emojipedia diz que essa figura “muitas vezes transmite entusiásticos sentimentos de amor, paixão e adoração”.

É muito comum ver o caractere quando alguém que mostrar que gostou muito ou ama alguma coisa, como uma foto do animal de estimação, ou quer sinalizar que está apaixonado por alguém. Infelizmente, o estudo não trouxe a lista dos outros mais pesquisados no país.

Às vezes, o amor pode apenas ser confuso. Os vizinhos da América do Sul são prova disso: o emoji de Coração brilhante (💖) foi o líder em buscas por significado em Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela.

Líderes mundiais 

A carinha de Rosto implorando foi a mais pesquisada em 51 países diferentes, seguida do Rosto com sorriso maroto (😏) e do Olho grego (🧿). Os nomes de cada figura também são da Emojipedia.

A lista completa dos 10 emojis mais confusos é a seguinte:

  1. Rosto Implorando (🥺) - 51 países;
  2. Rosto com sorriso maroto (😏) - 13 países;
  3. Olho grego (🧿) - 12 países;
  4. Rosto de cabeça para baixo (🙃) - 11 países;
  5. Polegar para cima (👍) - 8 países;
  6. Coração brilhante (💖) - 6 países;
  7. Rosto sorridente com olhos de coração (😍) - 6 países;
  8. Rosto sorridente com três corações (🥰) - 5 países;
  9. Rosto sorridente (☺️) - 5 países;
  10. Lua nova com rosto (🌚) - 2 países.
Continua após a publicidade

O recorte por categoria traz outras informações interessantes. O gesto com a mão mais confuso é o emoji de Mãos para cima (🙌), que pode ser usado tanto para alívio ou para comemoração. Já a figura de pêssego (🍑) foi o item de comida ou bebida mais confuso, provavelmente por sua conotação sexual em muitos países.

Por que um emoji é confuso?

Existem várias respostas para a pergunta. Primeiro, é importante lembrar que o mesmo emoji vai ter desenhos diferentes em cada app ou plataforma, como Android e iOS, e isso já causou muitos problemas no passado.

Continua após a publicidade

O segundo ponto, explicado pelo Word Tips, é que a maioria desses caracteres são muito usados diariamente, então podem ganhar significados diferentes graças à popularidade — se mais pessoas usam, mais elas podem aplicar novos contextos àquela figura.

Por fim, a experiência pessoal e a bagagem cultural de cada indivíduo possuem papeis importantes nisso. O emoji de “joinha” é um exemplo comum: enquanto é sinal de algo positivo em muitos países, como o Brasil, pode ser interpretado de forma ofensiva ou usado para contar números com os dedos em outras regiões.

O contexto da conversa também é importante, tendo em vista que muitos desses podem ser usados para flertes ou ironias, enquanto a pessoa que recebe a mensagem pode ficar confusa. Por fim, algumas expressões são muito específicas e não é tarefa fácil explicá-las em texto — afinal, a frase "uma imagem pode valer mais do que mil palavras" não existe por acaso.

Você pode conferir o relatório completo (em inglês) com listas nacionais e o mapa global em word.tips/most-confusing-emojis-map.