Transcrição instantânea no Android vai entender emojis e emoções
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •

O recurso de transcrição instantânea no Android receberá em breve novas opções de personalização para oferecer resultados com melhores nuances. Será possível ativar nas configurações a exibição de emoji junto às transcrições e ressaltar a intensidade emocional de áudios e gravações.
- Google I/O | Google prepara IA que enxerga o mundo e interage com ele
- Gemini será usado para gerar legendas e sinopses no Google TV
Os novos modos de personalização da transcrição instantânea foram encontrados em uma versão do aplicativo Android System Intelligence, disponível em aparelhos selecionados além do Google Pixels. A novidade foi compartilhada pelo vazador Assemble Debug ao site Android Authority.
Transcrição instantânea com emoji e emoção
A transcrição instantânea foi apresentada no Google I/O 2019 como uma ferramenta de acessibilidade para criar legendas automáticas de gravações e áudios do celular ou transcrever a captação de sons ambientes.
Apesar da proposta, a ferramenta não tinha muito destaque entre as soluções disponíveis no sistema Android. Agora o Google prepara novas configurações que podem tornar o recurso mais útil e amigável.
Entre as mudanças, a transcrição “ao vivo” terá suporte a ícones de emoji, com capacidade de identificar e exibir essas figuras nas transcrições. Além disso, a ferramenta terá uma opção para reconhecer a emoção e enfatizar a intensidade emocional na transcrição ou utilizar “tags emocionais” nas legendas automáticas.
Por enquanto, essas configurações adicionais estão disponíveis apenas no Android System Intelligence para alguns aparelhos, e não há previsão de lançamento desses recursos de personalização da ferramenta para o grande público.
Mais acessibilidade no Android
Enquanto isso, o Google anunciou nessa última quinta-feira (16), em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, uma série de novidades para o Android — incluindo um modo para encontrar objetos com a câmera no aplicativo Lookout e melhorias na integração do Google Lens no app Maps para aprimorar o guia por voz e leitura da tela.
Durante o Google I/O 2024, a Big Tech lançou também o Project GameFace para Android. O recurso permite controlar todo o sistema operacional a partir do movimento dos olhos e de gestos com o rosto — como abrir a boca ou erguer uma das sobrancelhas.
Fonte: Android Authority