Publicidade

Transcrição instantânea no Android vai entender emojis e emoções

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2024 às 12h07

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Tudo sobre Google

O recurso de transcrição instantânea no Android receberá em breve novas opções de personalização para oferecer resultados com melhores nuances. Será possível ativar nas configurações a exibição de emoji junto às transcrições e ressaltar a intensidade emocional de áudios e gravações.

Os novos modos de personalização da transcrição instantânea foram encontrados em uma versão do aplicativo Android System Intelligence, disponível em aparelhos selecionados além do Google Pixels. A novidade foi compartilhada pelo vazador Assemble Debug ao site Android Authority.

Transcrição instantânea com emoji e emoção

Continua após a publicidade

A transcrição instantânea foi apresentada no Google I/O 2019 como uma ferramenta de acessibilidade para criar legendas automáticas de gravações e áudios do celular ou transcrever a captação de sons ambientes.

Apesar da proposta, a ferramenta não tinha muito destaque entre as soluções disponíveis no sistema Android. Agora o Google prepara novas configurações que podem tornar o recurso mais útil e amigável.

Entre as mudanças, a transcrição “ao vivo” terá suporte a ícones de emoji, com capacidade de identificar e exibir essas figuras nas transcrições. Além disso, a ferramenta terá uma opção para reconhecer a emoção e enfatizar a intensidade emocional na transcrição ou utilizar “tags emocionais” nas legendas automáticas.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Por enquanto, essas configurações adicionais estão disponíveis apenas no Android System Intelligence para alguns aparelhos, e não há previsão de lançamento desses recursos de personalização da ferramenta para o grande público.

Mais acessibilidade no Android

Enquanto isso, o Google anunciou nessa última quinta-feira (16), em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, uma série de novidades para o Android — incluindo um modo para encontrar objetos com a câmera no aplicativo Lookout e melhorias na integração do Google Lens no app Maps para aprimorar o guia por voz e leitura da tela.

Durante o Google I/O 2024, a Big Tech lançou também o Project GameFace para Android. O recurso permite controlar todo o sistema operacional a partir do movimento dos olhos e de gestos com o rosto — como abrir a boca ou erguer uma das sobrancelhas.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority