Quase metade dos consumidores não compraria em empresa que sofreu ataque
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |
Um estudo da Zoho, empresa de aplicativos e softwares de negócios, conduzido pela plataforma Toluna, mostra que 48% dos entrevistados deixariam de comprar em uma empresa se descobrissem que ela já sofreu ataque cibernético. "O consumidor está preocupado com a forma como as empresas lidam com seus dados pessoais", diz Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho Brasil.
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A pesquisa indica, ainda, que 65% dos respondentes têm medo de fornecer dados pessoais ao fazer compras online. Já 72% evitam fazer negócios com lojas virtuais que não tenham domínio de e-mail próprio enquanto 39% confiam mais no aplicativo da loja do que no site. Se antes os consumidores forneciam dados facilmente, agora estão mais cautelosos sobre as informações que compartilham.
Melo diz que as preocupações são válidas, especialmente com o aumento da quantidade de ciberataques. “A solução é investir mais em tecnologia e segurança para lidar com dados sensíveis de clientes. O avanço do e-commerce durante a pandemia pode ser afetado se os ataques cibernéticos continuarem a afetar as grandes empresas."
Entre os ataques mais comuns ultimamente estão os que usam ransomware. Essa técnica impede acesso às informações armazenadas no sistema da empresa e pede o pagamento de um resgate para a recuperação do acesso aos dados.
O levantamento foi feito entre 7 e 13 de julho, com 1 mil brasileiros com mais de 18 anos das classes A, B e C. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e a margem de confiança é de 95%.