Publicidade

Procon-SP ensina como apagar dados dos celulares de vítimas do golpe limpa-conta

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Julho de 2021 às 20h10

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Em meio a uma onda de golpes que usam celulares furtados para acessar e limpar contas bancárias por meio de aplicativos, o Procon-SP tomou uma iniciativa para ajudar vítimas a defenderem-se. Em seu canal oficial do YouTube, o órgão de proteção aos consumidores divulgou um vídeo em que ensina como apagar remotamente dados dos dispositivos.

As etapas podem ser seguidas tanto por quem possui aparelhos com o Android instalado quanto por quem optou pelo iPhone. Embora os passos também possam ser usados para encontrar os celulares, isso não é recomendado pela entidade: os criminosos agem rápido; e quanto mais tempo seus dados ficarem no poder deles, maiores as chances de as contas bancárias serem invadidas.

Continua após a publicidade

Como apagar dados no Android roubado:

Como apagar dados no iPhone roubado:

  • Acesse o site icloud.com;
  • Entre com seu login e senha;
  • Selecione a opção Buscar iPhone;
  • Clique em Apagar Dispositivo.
Continua após a publicidade

Além de oferecer orientações às vítimas, o Procon-SP também está trabalhando junto a bancos e operadores de telefonia para aprimorar sistemas de segurança. Segundo Fernando Capez, diretor-executivo da entidade, em breve será fornecido um número através do qual pessoas poderão solicitar o bloqueio de chips, IMEIs e toda a linha telefônica, incluindo conversas do WhatsApp.

O golpe, realizado pela quadrilha batizada como “limpa-conta”, foi relatado pela primeira vez na metade de junho e intriga especialistas. Os bancos afetados garantem que seus sistemas são seguros e acreditam que os criminosos se aproveitam de informações contidas nos próprios aparelhos, como e-mails e mensagens de SMS, para acessar aplicativos e realizar transferências.

Canaltech no YouTube

Bloquear a sua linha telefônica é um dos primeiros passos a seguir, ao ser furtado ou perder o smartphone. Com isso, evita-se o envio de mensagens de texto, contendo códigos para a  confirmação da sua identidade ou de transações. Entenda mais e veja outras dicas de segurança. Assista ao vídeo GOLPE LIMPA CONTA: COMO APAGAR OS DADOS DO SEU CELULAR e se inscreva no Canaltech no YouTube.

Continua após a publicidade