Passkey | Google quer você ative o login sem senha na sua conta
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google começou a reforçar o uso das passkeys como método padrão para autenticar o acesso à conta da empresa. A plataforma adicionou uma nova configuração para pular a etapa de senha convencional e exibe uma tela que sugere a troca pelo método mais novo (sem senha e mais seguro) nas próximas tentativas de login.
- Passkey | O que é o login que dá fim às senhas?
- Google anuncia novas regras para reduzir spam no Gmail
A notificação explica as formas de uso das chaves de acesso e oferece um atalho para adicioná-las ao seu perfil. Dessa forma, é possível trocar a tradicional senha com caracteres pelo reconhecimento facial ou identificação biométrica de um celular cadastrado, por exemplo.
A tela de configurações da conta do Google recebeu a opção “Pular a etapa de senha quando possível”, ativada como padrão, que já inclui automaticamente os passkeys nas tentativas de acesso. Caso você queira seguir com as palavras-passe de sempre, pode desativá-la.
O que são passkeys?
Também conhecida como chave de acesso, a passkey é uma etapa de segurança que dispensa o uso tradicional das senhas e valida uma tentativa de login a partir de uma chave vinculada à conta — pode ser a identificação biométrica do celular, o Touch ID de um MacBook, um dispositivo físico e por aí vai.
O Google introduziu a função em maio deste ano e, de acordo com a Gigante de Mountain View, a alternativa é mais segura porque garante o uso de dados exclusivos do usuário. No caso da verificação em duas etapas, qualquer outra pessoa pode acessar e usar o código alfanumérico, mas a biometria é exclusiva a uma pessoa só e não pode ser compartilhada.
Algumas ferramentas da empresa já são compatíveis com o recurso, como Maps e YouTube, mas também é possível usá-lo em apps de terceiros, como GitHub e PayPal. Se você prefere desativar a sugestão, pode acessar a configuração em myaccount.google.com/signinoptions.