Publicidade

Passkey | Google libera método de login que dispensa uso de senha

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2023 às 18h06

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google lançou uma nova forma de fazer login seguro em sites e serviços compatíveis com as contas do Gmail. A partir desta quarta-feira (3), é possível usar o recurso chamado passkey para facilitar o acesso em todos os dispositivos vinculados, sem depender da inserção de login e senha.

Em vez de digitar a combinação de credenciais, o usuário poderá usar algum método de autenticação de dispositivos que tenham os dados vinculados. Se você estiver em um celular Android, por exemplo, poderá acessar usando apenas a sua impressão digital na tela.

Continua após a publicidade

Esta forma de autenticação é compatível também com o escaneamento do rosto ou o bloqueio de tela. O objetivo é aproveitar os mecanismos de segurança dos aparelhos móveis como uma chave de segurança para login.

Você pode fazer login de forma segura com uma solicitação no dispositivo ou apenas uma chave de acesso nos chamados “cenários de baixo risco”. Se houver alguma suspeita de acesso indevido, o mecanismo de proteção bloqueia o acesso.

Por que passkey é mais seguro?

Para garantir a segurança, o Google permite escolher um único celular para funcionar como um token de segurança. Se você tiver mais de um aparelho, precisa escolher o seu principal para funcionar como chave de acesso.

Continua após a publicidade

Segundo a Gigante das Buscas, esse método é mais seguro que outras formas de autenticação de dois fatores porque faz a coleta de dados exclusivos do usuário. Em soluções como o Google Authenticator, basta entrar no app e copiar o código, o que não impede que alguém com acesso ao aparelho o faça. Mas, com o uso da biometria, ninguém além do próprio usuário pode dar permissão de acesso.

Quem não quiser usar esse recurso não precisa fazer absolutamente nada: é só manter as configurações atuais para continuar a inserir as credenciais no momento de acessar serviços da web.

Como usar o login integrado a celulares

Continua após a publicidade

É preciso estar com a opção específica habilitada na sua conta para a passkey funcionar. Se você quiser experimentar, precisará ativá-la manualmente na página de segurança da sua Conta do Google.

Siga o passo a passo abaixo para saber como usar:

  1. Acesse a página de segurança da sua conta;
  2. Faça o login normal com a sua senha;
  3. Clique no botão de alternância em “Pular a etapa de senha quando possível”.

Pronto, agora você poderá acessar sites e serviços da internet sem digitar login e senha. Essa medida deve evitar a terrível necessidade de decorar infinitas combinações de password para cada acesso.

Continua após a publicidade

Como funciona a passkey do Google?

Lembre-se que apenas aquele aparelho cadastrado poderá fazer o acesso, então nem adianta tentar executar esse procedimento pelo celular de outra pessoa ou em um tablet não cadastrado.

As passkeys começaram a ser testadas no Android, no Chrome e no ChromeOS em outubro do ano passado. Na época, a companhia justificou o uso como uma forma alternativa para login seguro em sites bancários, comércio eletrônico e outros serviços com dados pessoais.

Assim que criado, esse método de acesso é sincronizado com todos os dispositivos conectados ao Google Password Manager, incluindo PCs, através do Chrome. Com a passkey associada ao celular, o dispositivo pode servir também para fazer login em computadores não sincronizados por meio de um QR Code.

Continua após a publicidade

Embora seja um serviço atrelado à Conta do Google, você poderá usar o login via passkey em todos os sites e serviços compatíveis. Em geral, será possível logar nos locais em que o acesso via Google já está habilitado, então é provável que o usuário pule a etapa de login com certa frequência.