Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golden Shell: app que promete pagamentos por curtidas em redes é confiável?

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Agosto de 2021 às 16h10

Link copiado!

Reprodução/Golden Shell
Reprodução/Golden Shell

Aplicativos e sites que prometem dinheiro fácil na internet são quase tão antigos quanto a própria web — e esquemas de “enriquecimento rápido” precedem a própria rede. Recentemente, ganharam destaque em sites como Facebook, TikTok e Kwai serviços como o Golden Shell que promete recompensar usuários pela realização de tarefas simples, como curtir e compartilhar páginas.

Enquanto muitas empresas prometem recompensas sem que a pessoa precise fazer qualquer investimento, todas estimulam que pessoas paguem para participar de grupos com mais rendimentos — e a indicação de amigos e familiares também garante recompensas mais vantajosas. No caso da Golden Shell, há cinco níveis VIP, com promessas de bônus que variam entre 15% a 450%, dependendo do nível em que a pessoa indicada se inscrever.

Continua após a publicidade

Em sua página no Facebook, a empresa se descreve como um “grupo de mídia internacional”, que trabalha com parceiros reconhecidos, celebridades e influenciadores — não identificados —, que tem como objetivo atingir metas de números e interações em redes sociais. Na prática, a companhia “vende tráfego” de internet, prometendo aos usuários participantes recompensas imediatas e a recuperação do investimento feito em somente um mês.

Acusações de golpe

Após passar um período enfrentando reclamações de usuários que reclamavam que não podiam sacar seus pagamentos, a Golden Shell deixou de responder questionamentos na última terça-feira (17). As páginas da empresa estão povoadas por comentários que a acusam de golpes financeiros, afirmando que o aplicativo oferecido continua fazendo suas atividades de gerar tráfego, mas não traz mais rendimento aos assinantes.

Continua após a publicidade

Em publicações, a companhia afirma não se tratar de um esquema de pirâmide por não obrigar os usuários a cooptar pessoas para ajudá-las a gerar engajamento. No entanto, mesmo relatos de quem conseguiu lucrar com a plataforma indicam a ocorrência do crime de estelionato: em vídeos sobre o assunto, usuários relatam que somente quem começou a investir no começo — a plataforma entrou em operação em janeiro deste ano — conseguiu algum retorno, em um momento no qual a empresa tentava provar sua credibilidade para atrair novos investidores.

Nas avaliações do Facebook, usuários lesados afirma que a Golden Shell operava exclusivamente através de grupos do WhatsApp, que foram apagados após as primeiras acusações de golpes. Os responsáveis também deixaram de usar o número de telefone para contato informado em suas redes sociais — e o suposto site oficial usado pela empresa leva somente a uma página de pesquisas.

Diante da falta de respostas da empresa, usuários lesados estão entrando em contato com plataformas como o Pagsmile e o Nubank através do Reclame Aqui para denunciar seus prejuízos. No entanto, essas empresas não são as responsáveis pelo app, somente pelo processamento dos pagamentos feitos por seus usuários.

Continua após a publicidade

Como não ser vítima de uma pirâmide

Embora pirâmides financeiras possam trazer lucros aos participantes, os riscos envolvidos ainda são altos — e a atividade é proibida no Brasil pela lei 1.521/51, que a considera um crime contra a economia popular. Veja algumas dicas do Nubank para identificar e evitar esquemas do tipo:

  • Promessas de recompensas altas por investimentos baixos: para atrair a atenção, esquemas de pirâmide e outros golpes financeiros prometem recompensas altas em troca de pouco esforço e investimentos baixos. Sempre desconfie quando de qualquer esquema que traga essa combinação;
  • Lucro em pouco tempo: se há uma promessa de recuperar investimentos em questão de pouco tempo, isso indica que o dinheiro está vindo do recrutamento de novas pessoas, não pela venda de produtos;
  • Ausência de produto genuíno: fique atento a empresas que prometem vender produtos pouco mensuráveis ou difíceis de avaliar, como a venda de engajamento ou produtos que prometem tecnologias difíceis de entender;
  • Estruturas de comissão confusa: pirâmides costumam ter sistemas de remuneração complexos, normalmente atrelados ao recrutamento de outras pessoas, atribuindo um aumento nas comissões a essa atividade, e não à venda de produtos;

“Em resumo: esquemas de pirâmide são propositalmente elusivos sobre informações como qual é a fonte de receita da empresa e como os participantes ganham dinheiro. Não é nunca recomendável entrar em um negócio sem saber dados básicos como esses”, explica o Nubank. Quem se vir vítima de um golpe do tipo deve fazer a denúncia ao Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais ou às policias Civil e Federal.

Continua após a publicidade

O Canaltech entrou em contato com a Golden Shell através dos meios de comunicação oferecidos pela empresa, mas não recebeu um retorno até a publicação desta matéria. Atualizaremos o texto assim que obtivermos uma resposta oficial da companhia sobre as acusações.

Fonte: Portal do Bitcoin, Nubank, Reclame Aqui