Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FBI alerta sobre ataque ransomware que afetou 30 empresas dos EUA em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Outubro de 2021 às 23h40

Link copiado!

FBI alerta sobre ataque ransomware que afetou 30 empresas dos EUA em 2021
FBI alerta sobre ataque ransomware que afetou 30 empresas dos EUA em 2021

O FBI emitiu um alerta na segunda-feira (26) comunicando que o grupo criminosos Ranzy Locker foi o responsável por pelo menos 30 ataques que afetaram empresas de setores dos EUA como tecnologia, transporte e informação. 

O alerta, emitido em conjunto com a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA), tem como objetivo informar corporações sobre o perigo do Ranzy Locker e demais agentes de sequestros virtuais (ransomware), além de mostrar como identificar tentativas de ataque desta ameaça.

Continua após a publicidade

O comunicado do FBI também afirma que o aviso de sequestro deixado pelos criminosos do Ranzy Locker tem semelhanças com os encontrados nos golpes feitos pelos agentes de ransomware AKO e ThunderX. Ambos os grupos sumiram há algum tempo, mas especulações indicam que se uniram para formar a ameaça alertada pelo órgão estadunidense em sua nota. 

Como o ataque ocorre

O FBI informa que grande parte das vítimas tiveram seus sistemas invadidos por meio de ataques de força-bruta, onde os criminisos tentam credenciais aleatórioas até conseguirem acesso. Outros métodos utilizados foram o abuso de vulnerabilidades do Microsoft Exchange e o uso de senhas roubadas em golpes de phishing.

Uma vez dentro da rede de suas vítimas, os operadores do Ranzy Locker roubam documentos antes de realizar a criptografia dos arquivos. Esses dados extraviados normalmente contém informações sensíveis como dados de clientes e registros financeiros, e são usados para convencer as vítimas a realizarem o pagamento do resgate, a partir de ameaças de vazamentos, configurando um ataque de "dupla-extorsão".

Continua após a publicidade

As vítimas são direcionadas para um site de pagamento em Tor, programa usado para comunicações 100% anônimas na internet, onde um chat é disponibilizado para negociação com os criminosos. Como parte da operação, os operadores do Ranzy Locker permitem que as pessoas afetadas liberem o acesso de três arquivos de graça, para provar que a restauração é real. Logo depois, eles exigem o pagamento do resgate. 

Se o pagamento não ocorrer, os documentos serão disponibilizados para o público no site Ranzy Leak, junto de informações de outras empresas que se recusaram a cumprir as demandas dos criminosos. 

Proteção

Continua após a publicidade

O Ranzy Locker é mais um exemplo de malware que está fazendo muitas vítimas pelo mundo. Porém, grande parte desses crimes virtuais podem ser impedidos com o uso de boas práticas de segurança.

Além disso, no começo de setembro, a CISA publicou um manual com instruções de como se prevenir dessas ameaças. Confira algumas das recomendações contidas no documento oficial a seguir: 

  • Fazer backups de dados frequentes, mantendo-os em um ambiente offline protegido por criptografia;
  • Criar um plano básico de cibersegurança para responder a incidentes, manter operações e se comunicar sobre as etapas que devem ser seguidas;
  • Usar configurações adequadas de acesso remoto, conduzir análises frequentes em busca de vulnerabilidades e manter softwares atualizados;
  • Assegurar que todos usam configurações de segurança recomendadas, desabilitando portas que não são usadas e protocolos como o SMB (Server Message Block) quando isso for possível;
  • Práticas boas práticas de higiene cibernética: manter softwares antivírus e antimalware ativos e atualizados, limitar o uso de contas com acesso privilegiado e usar sempre soluções de acesso multifator quando possível.

Fonte: BleepingComputer