Empresa de telemarketing Atento sofre ataque ransomware

Empresa de telemarketing Atento sofre ataque ransomware

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 18 de Outubro de 2021 às 15h18
Reprodução/Bahia para você

E os ataques virtuais no Brasil fazem mais uma vítima. Neste domingo (17) a Atento S.A., multinacional de call center, foi vítima de um ataque de sequestro virtual (ransomware), que resultou na empresa desativando alguns de seus sistemas para já se prevenir sobre possíveis tentativas de vazamentos de dados, segundo comunicado enviado pela companhia para o mercado. 

A Atento, ainda no comunicado para o mercado, afirma ter realizado um isolamento de seus sistemas, assim como a interrupção das conexões com seus clientes, para prevenir o risco do vazamento de dados da empresa. A companhia também alerta que sua equipe de segurança cibernética já está trabalhando para identificar e conter a ameaça, e assim que possível irá restaurar suas operações. Por fim, a Atento diz não ter identificado nenhum vazamento de seus dados, até o momento. 

De acordo com informações divulgadas pelo TecMundo, a Atento foi atingida pelo ransomware Lockbit 2.0, conhecido no mundo das ameaças digitais por sua velocidade em criptografar dados de máquinas afetadas, e que foi usado no ataque sofrido pela Accenture ocorrido no final de agosto. Ainda segundo o site, a empresa tem seis dias para realizar o pagamento do resgate, senão os dados serão disponibilizados para venda.

A Atento enviou um pronunciamento sobre o ataque para o Canaltech na tarde desta quinta-feira (21). Reproduzimos na íntegra a seguir:

"A Atento, empresa líder em soluções de CX e terceirização de processos de negócios (CRM / BPO) na América Latina e um dos cinco maiores provedores do mundo, detectou um ataque de cibersegurança em seus sistemas no Brasil, no último domingo, 17 de outubro. Imediatamente, foram implantados todos os protocolos de cibersegurança disponíveis a fim de avaliar e conter a ameaça. A prioridade da companhia sempre foi garantir a proteção e a integridade dos dados e sistemas de seus clientes. Com o objetivo de prevenir qualquer risco aos seus clientes, foi realizado proativamente o isolamento dos sistemas impactados na Atento e também foram suspensas as conexões com os clientes no Brasil. Este foi o motivo que causou a interrupção do serviço.

As investigações ainda estão em andamento e a companhia segue trabalhando em estreita colaboração com seus consultores e as autoridades competentes para avaliar o impacto do incidente nos negócios e tomar as medidas cabíveis.

A empresa reforça que a ameaça foi contida rapidamente e nas primeiras 24h foi possível iniciar o fornecimento de serviço com limitações para alguns clientes. Neste momento, as operações do data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços."

Ataques no Brasil

Os ataques digitais estão em alta no Brasil, com uma pesquisa da Fortinet afirmando que, somente no primeiro semestre de 2021, a ocorrência desses golpes em território nacional dobrou em relação a 2020, chegando aos 16,2 bilhões de casos, com o grande número de empresas que vem aparecendo em noticiários como vítimas destes crimes evidenciando esse dado para o público. 

Na última quinta-feira (14), os serviços da Porto Seguro ficaram temporariamente indisponíveis por conta de um ataque virtual e, no começo de outubro, a CVC e o Submarino Viagens sofreram um sequestro virtual (ransomware) que indisponibilizou os serviços de venda das duas companhias

Em agosto, as Lojas Renner também sofreram um ataque ransomware. O golpe deixou o site, aplicativo de e-commerce e os sistemas da empresa varejista indisponíveis por alguns dias. Após a restauração, a companhia afirma que nenhum dado, seja de funcionários ou clientes, foi comprometido. 

E em junho, o Grupo Fleury também foi vítima de um ataque ransomware, que impossibilitou a realização de exames nos laboratórios da empresa por alguns dias. 

Fonte: G1, TecMundo

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