Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dois adolescentes são acusados de envolvimento com o grupo Lapsus

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Abril de 2022 às 14h30

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Dois adolescentes foram indiciados pela justiça do Reino Unido, acusados de envolvimento nos ataques realizados pelo grupo Lapsus. Os jovens, um de 16 e outro de 17 anos de idade, compareceram diante de uma corte de Londres na última sexta-feira (1) e, liberados sob fiança, foram formalmente acusados de estarem entre os membros do grupo cibercriminoso que vem agindo desde o final do ano passado.

A dupla enfrenta, agora, três acusações de acesso não autorizado para obter dados, uma de representação falsa e outra de comprometimento de sistemas para impedir o acesso às informações. O adolescente de 16 anos, que seria o líder do Lapsus, também enfrenta um quarto indiciamento por manipular plataformas digitais para permitir acesso indevido a softwares. Os nomes dos dois não foram divulgados, já que eles são menores de idade.

De acordo com a polícia do Reino Unido, a liberdade condicional vai permitir que a dupla responda ao processo em liberdade, mas está fixada a “certas condições” que não foram reveladas. A especulação é de entrega de informações e até identidades de outros membros do grupo, principalmente aqueles que estejam atuando fora do país, bem como que evitem o envolvimento em atividades criminosas.

Continua após a publicidade

Mais detalhes, porém, não foram revelados pelas autoridades, que citaram os indiciamentos como o resultado de uma cooperação internacional entre forças policiais. Ainda que agentes internacionais não tenham sido citados, a ideia é que, além do Reino Unido, o governo dos EUA também está no encalço do Lapsus, já tendo até mesmo emitido um alerta de procura por informações do bando por meio do FBI.

As acusações também vêm pouco mais de uma semana após a prisão temporária de sete pessoas que estariam ligadas ao grupo cibercriminoso. Os endereços de alguns deles foram divulgados na internet por bandidos rivais e, depois, levaram a imprensa inglesa para a porta da casa do suposto líder, que mais tarde, também teria recebido uma visita da polícia. A expectativa é que os outros cinco acusados também sejam indiciados nos próximos dias.

Além deles, as investigações também apontam para a possível presença de um integrante brasileiro no grupo Lapsus, além de um colombiano, mas tais informações ainda não foram confirmadas. A ideia de que membros do grupo seriam nossos conterrâneos vem desde o primeiro grande ataque da quadrilha, que atingiu o Ministério da Saúde e outras pastas do governo nacional, chegando a deixar o aplicativo ConecteSUS fora do ar por quase duas semanas

Continua após a publicidade

Depois, a atenção internacional veio com ataques a grandes empresas de tecnologia como Microsoft, Nvidia e Samsung, todos envolvendo o vazamento de dados de colaboradores e o código-fonte de soluções das companhias. Desde o início do escrutínio das autoridades, entretanto, o grupo usado pelo Lapsus para divulgação de golpes, no Telegram, permanece quieto, apesar de, na última semana, ter sido usado para revelar informações da Globant, empresa que fornece serviços de desenvolvimento de app para dezenas de grandes corporações.

Fonte: BBC