Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia do Orgulho Nerd: curta a data jogando online, mas atenção com a segurança

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Maio de 2021 às 15h10

Link copiado!

Canaltech/Pixabay
Canaltech/Pixabay

Todos os anos, nerds e geeks ao redor do mundo se reúnem para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, celebrado sempre em 25 de maio. Enquanto a pandemia ainda nos força a conviver com o isolamento social, isso não significa ficar sozinho — compartilhar uma partida online de Fortnite ou Among Us com os amigos pode ser uma forma ideal de celebrar a comemoração.

No entanto, é preciso ficar atento a algumas medidas de segurança para que a celebração não vire um desastre — muitos criminosos aproveitam a data para fazer promoções falsas e tentativas de roubos de dados.

Continua após a publicidade

Ciente disso, a Kaspersky oferece algumas dicas simples que garantem a jogatina online sem dor de cabeça:

  • Desconfie do que é bom demais para ser verdade: se um link promete um jogo caro totalmente gratuito, isso tem grandes chances de ser mentira. Confira sempre sites de notícias e anúncios oficiais antes de baixar algo que pode acabar sendo um malware;
  • Cuidado com suas informações: confira sempre o endereço correto dos sites que você vai acessar — criminosos são bons em criar imitações convincentes que escondem ameaças;
  • Leia avaliações de outros jogadores: mesmo em plataformas confiáveis como o Steam, podem haver softwares problemáticos. Em 2018, um jogo foi pego minerando criptomoedas para seus criadores, e foi a comunidade quem expôs o problema à Valve para que ele fosse retirado do ar;
  • Antivírus desligado não aumenta os FPS: não pense em desligar a proteção de sua máquina para ganhar desempenho — soluções de segurança atuais possuem Modos Jogo que entram em ação para conciliar proteção com a melhor performance possível em sua jogatina.

Outras recomendações envolvem usar senhas fortes para plataformas como Steam, Origin, Ubisoft Connect e Battle.net e não fornecer acesso remoto a desconhecidos através de softwares como o TeamViewer. Por generosa que uma oferta possa ser, nunca conceda acesso da sua conta a quem você não conhece — são grandes as chances de ficar sem o que foi oferecido e sem acesso à sua conta.

Continua após a publicidade

Também é recomendado ligar ferramentas de verificação em duas etapas em todas as contas que oferecem o recurso, evitando que criminosos tomem acesso a elas caso descubram seu login e senha (se você receber uma notificação do tipo, troque o quanto antes sua senha). Seguindo essas recomendações simples você garante a diversão nas partidas online e evitar qualquer dor de cabeça resultante de ações criminosas.