Dia do Orgulho Nerd | 6 dicas de como comemorar este 25 de maio

Por Natalie Rosa | 25 de Maio de 2019 às 10h10
Reprodução

Mais um dia 25 de maio chegou. Se você está aqui, provavelmente sabe o que isso significa. Se não, tudo bem, nós vamos te orientar.

O dia 25 de maio é considerado o Dia do Orgulho Nerd (ou Orgulho Geek, como preferir), mas também é conhecido como o Dia da Toalha. Tudo começou com o primeiro termo, sendo uma homenagem ao lançamento de Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, em 1977.

A data foi oficializada pela primeira vez em 2007, na Espanha, em diversas cidades do país, expandindo-se, então, pelo mundo todo e pela internet, em atos simultâneos em comemoração. No ano seguinte, 2008, a comemoração chegou aos Estados Unidos e, a partir daí, se popularizou ainda mais.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (Imagem: Divulgação)

Mas não é só de Star Wars que se faz um Dia do Orgulho Nerd. Após o falecimento do britânico Douglas Adams, autor dos cinco livros da saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, a data também começou a ser chamada de Dia da Toalha em referência à obra do escritor.

Mas por que Dia da Toalha?

O Guia do Mochileiro das Galáxias (Imagem: Reprodução)

No livro do Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams cita a frase "Never go anywhere without your towel", que significa "nunca vá a lugar nenhum sem a sua toalha", criando um mantra sem saber.

Então, um de seus fãs, D. Clyde Williamson, publicou um tributo ao autor em 14 de maio de 2001 no fórum Binary Freedom, com uma nota sugerindo que duas semanas após o falecimento de Adams (11 de maio), a sua vida deveria ser celebrada.

Dia da Toalha: Um Tributo a Douglas Adams

Segunda-feira, 14 de maio de 2001, 6h

Douglas Adams deixará saudades em fãs de todo o mundo. Então, para que todos os fãs possam homenagear sua genialidade, eu proponho que duas semanas após o seu falecimento (25 de maio de 2001) seja instituído o Dia da Toalha. Todos os fãs de Douglas Adams são encorajados a passar o dia carregando suas toalhas consigo.

Até mais, Douglas, e obrigado pelos peixes!

Desde então, todo 25 de maio é considerado o Dia da Toalha.

Independente de qual for o motivo da sua comemoração, seja uma homenagem a Star Wars ou ao Guia do Mochileiro das Galáxias, 25 de maio é um dia de comemorar. Se você não faz ideia de como fazer isso, vamos te dar algumas dicas:

Dica número 1: Vista-se!

Você pode manifestar a sua homenagem ao Dia da Toalha, ou Dia do Orgulho Nerd, estampando você mesmo, seja com uma camiseta de uma das séries ou como cosplay. Mas, se você procura por algo mais simples, adivinha só o que você pode usar? Sim, uma toalha.

Muitos nerds que honram a data e fazem questão de não deixá-la passar batido costumam pegar a sua toalha e jogá-la por cima dos ombros antes de sair de casa.

Imagem: Reprodução

Agora, você não vai deixar de registrar esse momento, né? Então, tire aquela selfie para as redes sociais — ou uma foto na frente do espelho, como preferir — e conte na legenda o motivo de você ter uma toalha pendurada em seus ombros ou em volta do pescoço.

Explique quem foi Douglas Adams, por exemplo, e a importância de sua obra. Quem sabe, assim, você não acaba recrutando novos "toalheiros" para o ano que vem? Você ainda pode conversar com seus amigos e fazer um "grupo da toalha" para se aventurar pela cidade.

Dica número 2: Responda a tudo com 42!

Na saga O Guia dos Mochileiros das Galáxias, um robô superinteligente construído por uma determinada civilização diz ser capaz de responder qualquer dúvida, inclusive sobre o sentido da vida. Uma certa vez, o robô levou 7,5 milhões de anos para descobrir a resposta de uma pergunta, chegando apenas ao número 42. Então, o 42 acabou sendo a resposta para tudo.

Imagem: Reprodução

Aproveite o dia 25 de maio para fazer essa pegadinha, respondendo a tudo com 42 e irritando todo mundo. Depois, no fim do dia, você pode revelar a todos que tudo não passava de uma comemoração e homenagem.

Adams disse na época que não há nada demais no número e que a escolha foi aleatória, por sinal.

Dica número 3: Não entre em pânico!

"Não entre em pânico e carregue uma toalha (Imagem: Reprodução)

Uma frase bastante conhecida dos livros de Douglas Adams é "DON'T PANIC", ou "não entre em pânico". Segundo a história, a frase é usada porque os dispositivos são "insanamente complicados" de manusear e também para que os viajantes intergaláticos não entrassem em pânico. Acredita-se, então, que "não entre em pânico" é o melhor conselho a ser dado para a humanidade.

Dica número 4: Informe-se!

Vamos voltar a falar um pouco de Star Wars nesse tópico, mas também de O Guia do Mochileiro das Galáxias, claro. Aproveite o 25 de maio para conhecer melhor essas obras. Leia os livros, artigos, resenhas, análises, assista aos fimes, séries, entrevistas e documentários. São obras extremamente ricas, e vale a pena se aprofundar.

A saga O Guia do Mochileiro das Galáxias conta com seis livros:

  • O Guia do Mochileiro das Galáxias;
  • O Restaurante no Fim do Universo;
  • A Vida, o Universo e Tudo Mais;
  • Até mais, e Obrigado pelos Peixes;
  • Praticamente Inofensiva;
  • E Tem Outra Coisa.

Também existe um filme homônimo sobre os livros, lançado em 2005 com Zooey Deschanel, Martin Freeman e Sam Rockwell no elenco.

Imagem: Reprodução

Voltando a Star Wars, o filme comemorado neste dia é Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, mas existem muitos outros para maratonar, como já citamos por aqui revelando quais são e onde eles podem ser assistidos.

Dica número 5: Comemore ao lado dos amigos!

Organize uma saída com seus amigos, seja para um barzinho, restaurante, shopping ou parque, e saiam em um comboio do Dia do Orgulho Nerd. Celebre a vida e obra de Douglas Adams, e comemore a existência de Star Wars.

Não se esqueçam de espalhar a palavra, então não deixem de usar suas toalhas, camisetas, bandeiras, tudo o que você tiver em casa que possa ser usado como uma homenagem.

Dica número 6: Faça do mundo um lugar melhor!

Douglas Adams era um ambientalista e defensor dos animais, e sempre fez campanha a favor deles e de espécies em risco de extinção.

Siga o bom exemplo do autor e comemore o Dia do Orgulho Nerd com algo que faça você se orgulhar de si mesmo, como uma doação a institutos de proteção aos animais, ou de pessoas carentes, por que não? Ou se inscreva para fazer algum trabalho voluntário. Faça a sua parte para construir um mundo melhor, assim como fazia Douglas Adams.

Bônus: lugares para comemorar

Alguns eventos já foram criados para marcar a comemoração pelo Dia do Orgulho Nerd, veja alguns deles:

São diversos eventos espalhados pelo Brasil — procure o que está acontecendo em sua cidade e escolha o seu preferido.

E você, já sabe como vai comemorar o Dia da Toalha este ano?

Fonte: Não Entre em Pânico, TowelDay

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.