Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criminoso invade contas do iCloud e rouba milhares de nudes

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Outubro de 2021 às 20h10

Link copiado!

Reprodução/BytesBin
Reprodução/BytesBin

De tempos em tempos os usuários de serviços de armazenamento na nuvem são lembrados, de forma alarmante, o quanto essas plataformas podem trazer problemas. Desta vez, o alerta é feito a partir de um homem dos EUA que admitiu ter invadido contas do Apple iCloud para roubar fotos e vídeos íntimos de usuários. 

O criminoso se chama Hao Kuo Chi e vive na Califórnia. Segundo a acusação, ele conspirou com outras pessoas para acessar mais de 300 contas do iCloud, de usuários localizados nos EUA desde, pelo menos, setembro de 2014.

O Departamento de Justiça dos EUA afirma que, após invadir as contas, Chi procurava especificamente por fotos e vídeos de jovens mulheres nuas, popularmente conhecidas como nudes. Os arquivos, após roubados, eram trocados com outros indivíduos, que muitas vezes vazavam o conteúdo para o público. 

Continua após a publicidade

Chi é acusado de cometer os crimes de conspiração e fraude digital, que podem sentenciá-lo até 20 anos de prisão. Procurando diminuir sua pena, o acusado concordou em testemunhar contra outros envolvidos no esquema, o que pode diminuir sua sentença. 

Como a invasão ocorria

O acusado, usando o pseudônimo de “icloudripper4you” ("euroubooicloudparavc", em tradução livre) na internet, conseguia invadir as contas do iCloud a partir de engenharia social e phishing, onde ele se passava por um membro da equipe de suporte da Apple e convencia as vítimas a compartilharem suas credenciais de acesso. 

O processo também indica que, em alguns casos, os outros envolvidos no crime davam para Chi as credenciais das vítimas. Além de vender as fotos e vídeos roubados, o acusado também mantinha os arquivos em um armazenamento na nuvem de 1TB, como sua coleção pessoal, que, segundo estimativas, era composta de centenas de milhares de itens. 

Continua após a publicidade

Para proteção de contas de serviços online, é recomendado que os usuários sempre estejam ligados onde estão compartilhando suas credenciais, além de não clicarem em links suspeitos. Por fim, em caso de desconfiança, é importante entrar em contato com os canais de comunicação oficiais das empresas responsáveis pelas plataformas digitais, para checar a veracidade das mensagens e telefonemas. 

E, especificamente no caso do iCloud, a Apple recomenda a leitura da página de suporte de seus serviços e aparelhos, que pode ser acessada aqui.

Fonte: Techradar