Publicidade

Como usar o Instagram | Guia Prático

Por| 04 de Julho de 2024 às 16h00

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Além de publicar fotos e vídeos, existem outras formas de usar o Instagram no dia a dia. É o caso do mensageiro interno da plataforma, que permite conversar com seus amigos, família e até mesmo empresas sem depender de outro app.

Como criar uma conta no Instagram

Se você não tem uma conta no Instagram, veja como criá-la:

Continua após a publicidade
  1. Abra o Instagram (Android | iOS);
  2. Escolha um nome de usuário;
  3. Toque em “Cadastre-se”;
  4. Insira seu telefone ou e-mail;
  5. Digite seu nome completo;
  6. Crie uma senha para a conta.

Dá para entrar no Instagram com a conta do Facebook?

Sim. A Meta oferece uma integração entre as redes sociais que permite acessar o Instagram pelo Facebook.

Como ganhar seguidores no Instagram

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O jeito mais fácil de ganhar os primeiros seguidores é compartilhar o perfil com a sua família, amigos, colegas do trabalho, clientes e afins. Essa dica é válida tanto para quem fez uma conta pessoal quanto para empresas que querem participar do Instagram.

Existem outras dicas que podem te ajudar a crescer no Instagram, como fazer Reels, caprichar nos stories e produzir conteúdo original.

Como postar no Instagram

O Instagram permite publicar conteúdo no feed, Reels e Stories, além de oferecer transmissões ao vivo.

Continua após a publicidade

Publicar no feed

Para publicar uma foto ou vídeo no feed, faça o seguinte passo a passo:

  1. Toque na botão de “+”;
  2. Selecione uma mídia ou abra a câmera;
  3. Edite o conteúdo;
  4. Escreva uma legenda para a publicação;
  5. Marque pessoas, adicione e faça outros ajustes na publicação (opcional)
  6. Ao finalizar, toque em “Compartilhar”.

Publicar um story

Continua após a publicidade

O Instagram também oferece publicações efêmeras, que duram apenas 24 horas:

  1. Abra o app do Instagram;
  2. Toque no ícone de “+”;
  3. Selecione a opção “Story”;
  4. Tire uma foto ou grave um vídeo;
  5. Faça as edições desejadas;
  6. Publique no seu perfil.

Publicar um Reel

O Instagram também oferece a publicação de vídeos através do Reels:

Continua após a publicidade
  1. Acesse a rede social;
  2. Vá no ícone “+”;
  3. Selecione a opção “Reel”;
  4. Escolha uma mídia ou acesse a câmera;
  5. Edite o vídeo conforme suas necessidades;
  6. Aperte em “Avançar”;
  7. Altere os detalhes da publicação;
  8. Toque em “Avançar” para publicar o Reel.

Iniciar uma transmissão ao vivo

Você também pode fazer uma transmissão ao vivo aos seus seguidores pelo Instagram:

  1. Entre na plataforma;
  2. Toque no ícone de “+”;
  3. Selecione a opção “Ao vivo”;
  4. Escolha o seu público;
  5. Inicie a gravação.

Continua após a publicidade

Como editar seu perfil do Instagram

Faça o seguinte para editar o seu perfil do Instagram:

  1. Abra a aba do seu perfil;
  2. Toque em “Editar perfil”;
  3. Faça os ajustes necessários;
  4. Volte para o perfil para salvar.

Como mudar o Instagram pessoal para comercial

Continua após a publicidade

Se você tem uma empresa e deseja apresentar seus produtos ou serviços no Instagram, é possível ativar o modo de perfil comercial. O mesmo é válido para influenciadores que desejam utilizar a rede social para publicar seus conteúdos.

Essa opção, além de ativar novos recursos no seu perfil, como um botão de contato que mostra telefone e e-mail, o modo comercial libera ferramentas para tornar o gerenciamento da conta mais completo, como um painel de métricas.

Quais são os outros recursos do Instagram?

Além da publicação de fotos e vídeos, o Instagram traz outros recursos, como o mensageiro privado para você conversar com amigos, famílias e afins sem depender de outro app. A plataforma de bate-papo também pode ser explorada por empresas para conversar com clientes e parceiros, por exemplo.

Continua após a publicidade

A nota nas mensagens diretas é outro recurso que ajuda a promover a interação, através da publicação de mensagens curtas que ficam disponíveis junto à foto de perfil — similar ao antigo subnick do MSN.

Além disso, o Instagram possui um recurso de vendas, onde as empresas podem anunciar e vender seus produtos dentro da própria rede social.

Veja também sete dicas para deixar o seu Instagram mais seguro, como criar uma senha forte, ativar a autenticação em duas etapas e mais.