Avast detecta golpe em aplicativo Android que identifica origem das chamadas
Pesquisadores da Avast estão alertando os usuários de smartphones com o sistema operacional Android sobre um aplicativo chamado Number Finder, publicado pelo desenvolvedor POZTechnology. Segundo a empresa, este software prega um golpe nos usuários, ao forçá-los a fazer uma assinatura e, assim, obter dados das pessoas.
Este app, segundo consta na Google Play Store, já foi baixado mais de um milhão de vezes, e tem a função de revelar identidades de chamadas telefônicas desconhecidas. Depois de baixar e abrir o Number Finder, ele oferece ao usuário duas opções: uma assinatura mensal para a qual as informações de pagamento são necessárias logo de cara, ou a opção de fechar a janela e inserir um número que o aplicativo afirma corresponder a um indivíduo se o usuário comprar a assinatura.
Caso o usuário insira um número para testar isso, seja válido ou falso, o Number Finder sempre exibirá a mesma mensagem: "Uma pessoa está conectada com esse número", na tentativa de convencer o usuário a assinar o serviço e pagar a taxa de mensalidade para descobrir de quem é o tal número.
Number Finder application & a subscription scam on "6th Top Grossing" in @GooglePlay. Free 3 days trial and 16$/month after. One (1+) million installations (!) ? pic.twitter.com/eizRJoxHkK
— Nikolaos Chrysaidos (@virqdroid) July 11, 2019
Testando isso, os pesquisadores da Avast inseriram um número falso e receberam a mesma mensagem fraudulenta.
A Avast reportou o problema para a equipe anti-malware da Google. Para pessoas que já baixaram o Number Finder, a Avast recomenda que cancelem a assinatura e desinstalem o aplicativo imediatamente. Para evitar ser vítima de fraudes como essa, a empresa recomenda que os usuários sempre verifiquem as avaliações e classificações dos aplicativos na Google Play e na App Store da Apple, antes de fazer o download.

App já foi removido
Nossa redação tentou localizar o aplicativo da POZTechnology para fazer um teste, mas, aparentemente, ele já foi removido da Google Play Store. Restam aplicativos similares e muito mais populares do que este e que, aparentemente, fazem o mesmo serviço — porém sem a mesma reclamação.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.