Auto Blocker da Samsung chega para proteger celulares contra vírus
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Samsung lançou uma nova ferramenta de segurança para aparelhos da linha Galaxy compatíveis com a One UI 6. Chamado Auto Blocker, trata-se de um recurso opcional que oferece aos usuários mais controle sobre como seus dispositivos são protegidos e entre suas funções estão o bloqueio da instalação de apps de fontes não autorizadas, verificações de segurança de aplicativos e reforço na proteção contra ataques do tipo zero click (que age sem precisar de qualquer ação da vítima).
- Samsung lança Cadeado Galaxy no Brasil para bloquear celular perdido ou roubado
- Samsung trabalha em proteção contra poeira para futuros Galaxy Z
Proteção em sideloading
O Auto Blocker fornece mais opções de controle aos usuários sobre os processos de sideloading, como são chamadas as instalações de aplicativos de fontes externas (fora da Play Store).
O recurso é desativado por padrão nas configurações já que muitas pessoas podem optar por fazer instalações de arquivos APKs, para definir experiências avançadas de personalização, por exemplo. Mas, ao ativar a proteção, será permitida apenas a instalação de apps de fontes confiáveis, como Google Play e Samsung Store.
A proteção da ferramenta impede o sideloading não autorizado e com isso evita a abertura de brechas de segurança nos aparelhos.
Segurança e integridade dos aparelhos
O Auto Blocker possui também uma função ativa de verificações de segurança nos aplicativos. Isso reforça sua segurança ao detectar a presença de vírus em programas instalados no aparelho, evitar comandos prejudiciais e impedir a instalação de aplicações por meio de cabo USB.
Segundo a Samsung, esse recurso protege os usuários em situações em que outra pessoa pode ter acesso físico ao aparelho, por exemplo durante o processo de carregar a bateria em um local público.
Melhorias no Message Guard
As melhorias do Auto Blocker incluem o Message Guard, a solução de segurança da Samsung para aplicativos de mensagem. O recurso previne ataques do tipo zero click ou de mensagens que escondem códigos maliciosos. Zero click é o nome dado ao tipo de ameaça que pode ser executada em um aparelho sem qualquer ação por parte do dono do dispositivo.
Com a atualização, o Message Guard oferece proteção em mais mensageiros, incluindo os populares WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram.
Quais aparelhos recebem o Auto Blocker?
A nova ferramenta de segurança da Samsung chega para a maioria dos aparelhos da linha Galaxy com a One UI 6 ou versão posterior, incluindo as seguintes linhas:
- Galaxy S21 ou superior;
- Galaxy Z Flip 3 ou superior;
- Galaxy A04s ou superior;
- Galaxy Tab S8 ou superior.
Samsung Knox e alterativas de segurança
O Auto Blocker oferece uma camada extra de proteção aos aparelhos Galaxy, mas não é a única solução de segurança da Samsung. A sul-coreana conta com um sistema pré-instalado em celulares e tablets da marca para proteger os aparelhos e os dados armazenados, evitar ataques e reduzir o acesso não autorizado a informações por terceiros.
O Samsung Knox realiza várias medidas de proteção, como bloqueio de apps maliciosos, monitoramento contra ameaças e controle de permissões de acesso para arquivos e aplicativos. Essa estrutura é gratuita para usuários domésticos e acompanha a maioria dos aparelhos.
No Android, também é possível realizar a verificação do Google Play Protect para detectar possíveis malwares e apps nocivos no celular. Outra opção é instalar um antívírus para se proteger de ameaças.