Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ataque ransomware na Gafisa infecta sistemas da construtora

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2022 às 16h30

Link copiado!

sebastiaan stam/Unsplash
sebastiaan stam/Unsplash

2022 ainda está em seu segundo mês, mas nem por isso os ataques virtuais param. Nesta quarta-feira (16), a empresa de construção civil Gafisa emitiu um comunicando alertando que seu setor de tecnologia foi vítima de um ataque cibernético do tipo ransomware.

Segundo o comunicado emitido pela empresa, a Gafisa assim que identificou o ataque já tomou todas as medidas de proteção necessárias, além de buscar formas de mitigar os danos.

No mesmo comunicado, a Gafisa ainda afirma está apurando o real impacto do ataque aos seus bancos de dados e qualquer informação que possa impactar de forma relevante seus clientes. Além disso, a companhia informa que não interromperá suas operações para tratamento do caso, que já está sendo realizado.

Continua após a publicidade

Confira o comunicado, na íntegra, a seguir:

A Companhia mantém atualizações frequentes de sua rede, e investe continuamente nos seus processos de tecnologia visando preservar a segurança dos seus sistemas e evitar qualquer tentativa de invasão faz uso de tecnologias com padrões rígidos de segurança, compatíveis com suas atividades, e manterá comunicação a respeito de qualquer informação relevante relacionada a este evento

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da Gafisa pedindo informações atualizadas sobre o ataque. A empresa nos respondeu às 17:30h da quinta-feira (17) afirmando que, no momento, não tem nada a adicionar além do que foi divulgado no comunicado. 

Ataques virtuais continuam em alta em 2022

Continua após a publicidade

O ataque ransomware na Gafisa é mais um dos vários problemas de segurança virtual que vem acontecendo no Brasil e no mundo em 2022 e em períodos passados.

Um outro exemplo que se tornou recentemente publico, embora tenha ocorrido em meados de 2021, foi um ciberataque na Caixa Econômica Federal, que envolveu o comprometimento de 3,7 mil cartões de crédito e cerca de R$ 137 milhões em prejuízo para o banco.

Como sempre, é recomendado que empresas protejam seus sistemas, mantendo eles sempre atualizados e fazendo treinamento de segurança com seus funcionários, para mitigar e prevenir com mais garantias possíveis ataques virtuais.

Continua após a publicidade

Fonte: Valor