Ataque ransomware na Atento segue afetando call center de várias empresas

Ataque ransomware na Atento segue afetando call center de várias empresas

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 20 de Outubro de 2021 às 15h30
Reprodução/Bahia para você

O ataque de sequestro virtual (ransomware) na empresa de telemarketing Atento S.A. está afetando outras companhias que fazem uso dos serviços, como a Unimed Porto Alegre. A divisão gaúcha instituição de saúde, em comunicado na terça-feira (18), que o seu call center estava indisponíveis, disponibilizando outro número para quem precisar entrar em contato com eles. 

No último domingo (17), a Atento S.A. foi vítima de um ataque ransomware, que resultou na empresa desativando alguns de seus sistemas para já se prevenir sobre possíveis tentativas de vazamentos de dados, segundo comunicado enviado pela companhia para o mercado na segunda (18).

A Atento é responsável pela operação de call centers de várias empresas, como o da Unimed Porto Alegre. A instituição de saúde, em comunicado para imprensa, afirma que a Atento está implantando todos os protocolos de segurança cibernética disponíveis para avaliar e conter a ameaça do ataque, sempre priorizando a proteção e integridade dos dados e sistemas de seus clientes. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Unimed Porto Alegre, que prima pela ética, integridade nas relações e pelo compromisso de total transparência na condução de seus processos, informa aos seus clientes que está com indisponibilidade no sistema operacional do seu Call Center através do seu 0800. Enquanto o sistema não é restabelecido, a cooperativa criou algumas ações para evitar maiores transtornos aos clientes, mantendo o seu propósito de cuidar das pessoas. Temporariamente, quem precisar contatar o Plano de Saúde pode ligar para o número (51) 3316.4770. 

O Call Center da Unimed Porto Alegre é operacionalizado por meio da empresa Atento SA - líder em soluções CX e terceirização de processos de negócios na América Latina e um dos cinco maiores provedores do mundo. No entanto, a empresa comunicou a detecção de um ataque de segurança cibernética contra os sistemas no Brasil e afirma já ter implantado todos os protocolos de segurança cibernética disponíveis para avaliar e conter a ameaça, priorizando garantir a proteção e integridade dos dados e sistemas dos clientes. Segundo a Atento, a fim de prevenir qualquer possível risco, foram isolados, temporariamente, os sistemas envolvidos. O mesmo procedimento foi realizado pela Unimed.

Esperamos que a situação seja normalizada o mais breve possível e agradecemos a compreensão. 

Unimed Porto Alegre

Senacon notificará Atento

Itaú também está com call center afetado pelo ataque virtual na Atento. (Imagem: Divulgação/Itaú)

Outras empresas, como a Unimed-Rio,  Azul Linhas Áreas, Vivo, Itaú e o Burguer King, que também fazem uso dos sistemas da Atento, avisam em seus sites ou perfis oficiais em redes sociais que estão com seus sistemas de call center prejudicados desde o ataque. É provável que outras companhias que usam os sistemas da gigante do telemarketing também estejam enfrentando dificuldades.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, pretende notificar a Atento para que a empresa informe quantas instituições tiveram suas centrais de atendimentos afetadas por conta do crime virtual. 

A Senacon também afirma, em comunicado para o site O Globo, estar monitorando as reclamações sobre o incidente e pede aos consumidores para que registrem qualquer dificuldade em se comunicarem com as empresas. O órgão também confirma que verificará se as companhias afetadas estão comunicando adequadamente o problema e as formas alternativas de atendimento para seus clientes. 

Vale frisar que, embora os call centers das empresas citadas estejam indisponíveis por conta do ataque digital na Atento, os outros serviços, como Internet Banking do Itaú e canais online de atendimento da Azul, continuam operando normalmente. 

Fonte: GZH, O Globo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.