Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Mail pode ter sido alvo de malwares devido a falha imperceptível

Por| 23 de Abril de 2020 às 09h58

Link copiado!

Getty Images
Getty Images

Empresas de segurança digital têm constantemente prestado um grande serviço de apoio às grandes players de tecnologia ao avisarem sobre falhas em seus programas e sistemas. Um caso recente, porém, chamou a atenção não apenas por sua periculosidade, mas por sua sutileza. De acordo com o pessoal da ZecOps, o Apple Mail, app padrão de e-mails do iOS, possui (ou possuía) uma vulnerabilidade "invisível" que o tornava um ambiente fácil para a infecção por malwares.

Segundo relatado pelo Wall Street Journal, a empresa teria localizado uma falha que deixava o Apple Mail vulnerável mesmo se o usuário não fizesse nenhuma interação com o material infectado. Embora os pesquisadores da ZecOps não tenham explicado como os dispositivos são afetados, é possível que possa ter sido pelo envio de mensagens específicas, uma vez que os técnicos da companhia não conseguiram se autoinfectar com a praga em questão porque os e-mails haviam sido apagados.

A ZecOps afirmou ter evidências de que os cibercriminosos usaram a falha por pelo menos dois anos. A empresa detectou pelo menos seis alvos, incluindo funcionários de telecomunicações japonesas, uma “grande empresa norte-americana”, empresas de tecnologia em Israel e Arábia Saudita, um indivíduo alemão e um jornalista europeu.

Continua após a publicidade

Os investigadores da ZecOps acreditam que a Apple possa ter corrigido a falha em uma versão beta do iOS (talvez a 13.4.5). Portanto, se as descobertas forem precisas, dois anos é muito tempo para um programa tão vital como o Apple Mail ter ficado vulnerável - mesmo que os danos tenham sido mínimos.

Fonte: Engadget, The Wall Street Journal