Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo de download de música vazou dados de usuários

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Janeiro de 2024 às 16h57

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

O aplicativo TuneFab Converter, que possibilita o download de músicas de serviços de streaming, teve um grande vazamento de dados com a exposição de informações de mais de 151 milhões de usuários. Segundo o site Cybernews, essa ocorrência foi registrada no dia 26 de setembro de 2023 devido a um problema de configuração com um documento do banco de dados da plataforma.

O erro foi corrigido em menos de 24 horas, mas permitiu que informações como e-mails, IDs de usuários, endereços IP e aparelhos utilizados ficassem expostas na rede. De acordo com o pesquisador de cibersegurança Bob Diachenko, que identificou o vazamento, mais de 280 GB em dados foram comprometidos nesse incidente.

O que é o TuneFab

Continua após a publicidade

O TuneFab Converter é um conjunto de soluções para download e conversão de músicas dos principais serviços de streaming do mercado, como Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube Music e Amazon Music.

O aplicativo possibilita que as pessoas baixem os arquivos em formatos MP3, M4A, WAV, FLAC, AIFF, AAC e ALAC e salvem as faixas no computador.

O uso do TuneFab é considerado ilegal pois viola os direitos autorais e patrimoniais das músicas oferecidas por esses serviços. Por essa razão, o Canaltech não recomenda a sua utilização e sugere que o público procure meios legais para escutar seus artistas favoritos, algo geralmente possível por meio dos próprios serviços de streaming, que permitem download das faixas para uso offline pelos assinantes.

Continua após a publicidade

A companhia responsável pelo TuneFab tem registro em Hong Kong e disponibiliza ao todo oito versões de seu aplicativo de conversão — um para cada serviço de streaming. As soluções são oferecidas em versão de teste gratuito, com opção de compra para liberar recursos adicionais.

Apesar de o vazamento de dados ter ocorrido há algum tempo e ter sido corrigido em menos de um dia, o TuneFab ainda não se pronunciou publicamente sobre a divulgação desse incidente nem forneceu assistência aos seus usuários.

Fonte: Cybernews