Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Antispam do Gmail está 38% melhor e pega até caracteres invisíveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Dezembro de 2023 às 13h17

Link copiado!

 Stephen Phillips - Hostreviews.co.uk/ Unsplash
Stephen Phillips - Hostreviews.co.uk/ Unsplash

O Gmail recebeu nesta semana mais uma atualização para combate ao spam e e-mails fraudulentos. A plataforma contra agora com um sistema interno que promete melhorar em 38% a capacidade de detecção de mensagens suspeitas, a partir de uma tecnologia que reconhece palavras-chave e textos manipulados.

Entre os principais sinais buscados pelo novo modelo estão tentativas de fraudar e-mails usando nomes e domínios similares a marcas reais, mas com letras ou símbolos fora de lugar. Caracteres invisíveis, palavras-chave voltadas a enganar filtros de lixo eletrônico e telemetria de outros produtos de segurança também são captadas pelas defesas do Gmail.

O resultado, de acordo com a gigante, é que até mesmo os elementos mais escondidos, que costumam escapar de detecções convencionais, podem ser visualizados pelo novo modelo. Chamada de RETVec, sigla em inglês para “Vetorizador de Textos Resiliente & Eficiente)”, a tecnologia é citada pela empresa como a maior adição de segurança dos últimos anos para o Gmail e vinha sendo testada desde o começo de 2023.

Continua após a publicidade

Esses experimentos todos resultaram em números impressionantes. Além da taxa de detecção de spam quase 40% maior, o RETVec também reduziu a taxas de falsos positivos, quando um e-mail legítimo é detectado como malicioso, e falsos negativos, quando um spam deixa de ser reconhecido, em quase 20%.

A novidade foi aplicada nos servidores do Google e não exige atualização do aplicativo. Ela acompanha outras mudanças recentes que vem sendo adotadas pela empresa para combater o spam, como novas regras para envio de e-mails em massa.

IA enxuta para combater spam no Gmail

Segundo o Google, o RETVEC é 30% mais rápido que a tecnologia aplicada anteriormente, o que também garantiu melhor uso dos recursos dos servidores e um aumento na eficiência. O processamento das informações, por exemplo, é dividido entre os servidores de e-mail e TPUs, com um sistema dedicado a fazer o uso mais eficiente possível da rede, processadores e memórias.

Enquanto isso, a empresa trabalhou também em um modelo de inteligência artificial objetivo e enxuto, que foi capaz de entregar as altas taxas de sucesso com menos de 200 mil parâmetros. Para completar o pacote, o RETVec foi desenvolvido em código aberto, o que significa que corporações e desenvolvedores de software também podem usar a tecnologia em seus aplicativos e soluções.