Publicidade

Anonymous revela 28 GB de documentos secretos do Banco Central da Rússia

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Março de 2022 às 13h00

Link copiado!

Anonymous revela 28 GB de documentos secretos do Banco Central da Rússia
Anonymous revela 28 GB de documentos secretos do Banco Central da Rússia

O grupo hacktivista Anonymous vazou neste final de semana um volume com 35 mil arquivos pertencentes ao Banco Central da Rússia. O vazamento, que já havia sido anunciado na última semana, traz detalhes de investimentos, acordos e negociações feitas pelo governo de Vladimir Putin com oligarcas do país, empresas locais e internacionais e também outros países, revelando parcerias que eram sigilosas ao público e também registros de conversas entre as partes envolvidas.

Aparecem em meio ao vazamento, por exemplo, gravações de conferências entre o presidente Vladimir Putin, membros do governo e outros líderes ou empresários, bem como registros de transações e acordos comerciais realizados entre os países. E-mails de oficiais do Kremlin também fazem parte do volume, assim como capturas de tela de sistemas internos da administração russa, notas de transferências de valores, listas de investimentos estratégicos e demais informações internas, que não deveriam vir aos olhos do público.

Continua após a publicidade

As análises internas apontam que os registros datam de 1999 em diante e também incluem dados pessoais de representantes de bancos, empresas e do próprio governo, com direito a cópias de passaportes, endereços, informações bancárias e listas de acionistas de estatais e grandes companhias. No total, são 28 GB de arquivos liberados na noite da última sexta-feira (25), após serem anunciados dias antes pelo grupo hacktivista.

O Anonymous falou desta como uma das maiores revelações desde que abriu guerra contra a Rússia por causa da invasão da Ucrânia, com as atividades digitais continuando em andamento de forma a pressionar o governo a retirar tropas e interromper os ataques, além de informar a população sobre o tema.

Documentos vazados pelo Anonymous promete "segredos profundos" da Rússia

Continua após a publicidade

Enquanto especialistas em segurança digital e a imprensa seguem analisando o gigantesco volume vazado, a promessa do Anonymous é de que o vazamento revelará segredos profundos da relação da Rússia com outros países, principalmente aqueles vinculados à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Em pauta, também, estaria o nível de influência dos oligarcas russos na política russa e suas relações exteriores.

A ideia é que, no mínimo, o vazamento dos documentos dê uma ideia melhor à comunidade internacional sobre o real estado da economia russa e seus relacionamentos com outros países, principalmente os vizinhos, e grandes empresas que investem por lá. Sanções, pressões e outras atitudes econômicas também poderiam ser tomadas a partir disso, como forma de gerar maior pressão sobre o governo para o fim dos conflitos armados.

Continua após a publicidade

Até o momento, o governo da Rússia não se pronunciou sobre o assunto, nem mesmo para confirmar ou negar a veracidade dos documentos. A invasão da Ucrânia completou um mês na última semana, com a cidade de Mariupol sendo o principal foco dos conflitos armados, enquanto uma nova rodada de negociações de paz está marcada para acontecer a partir desta terça (29) em Istambul, na Turquia. Apesar do encontro, não há expectativa de um acordo de cessar-fogo.