Aprenda a utilizar o Ultrasurf para ficar invisível na web

Por Ultradownloads

O Ultrasurf é um programa gratuito que utiliza proxy para esconder a identidade do usuário e criptografar os dados enviados através da rede. Originalmente desenvolvido para ajudar usuários da China a encontrar segurança e liberadade online, é o software mais popular quando se fala em anti-censura, privacidade via software com milhões de usuários ativos todos os dias e terabytes de dados enviados todo mês.

Nesse tutorial, o Ultra Downloads vai mostrar como utilizar o programa para navegar anonimamente e de forma segura pela internet. Confira!

Passo 1: Baixar e instalar o programa

Faça o download do Ultrasurf no Ultra Downloads e inicie o programa normalmente.

Passo 2: Navegar anonimamente

Após a instalação, que é bem simples, inicie o programa. Um ícone de um cadeado dourado deve aparecer no canto inferior direito da sua tela para mostrar que o programa está funcionando.

Cadeado de proteção do Ultrasurf

Se ele estiver instalado corretamente, o Microsoft Internet Explorer abrirá com a página inicial do Ultrasurf.

Página inicial do Ultrasurf

Qualquer página que você entre a partir de agora vai detectar os dados do servidor proxy do Ultrasurf, não os seus dados reais. Na máquina de testes utilizada, com o programa desligado, podemos observar o IP 177.18.221.248:

Número de IP com o Ultrasurf desligado

Porém, ao ligarmos o Ultrasurf, obtemos:

Número de IP com o Ultrasurf ligado

Como é possível notar, os dados detectados pelo site estão incorretos, onde ele mostra que nossa máquina de testes está na cidade de Cheyenne, Estados Unidos, e não em nosso escritório aqui no Brasil. O programa tem até a capacidade de esconder o provedor original que utilizamos.

A tela inicial do programa é bastante minimalista. Você pode ter certeza de que está seguro quando aparece a mensagem "Successfully connected to server!" ao lado de "Status". Abaixo de "Preferred" temos três opções de conexão, onde é possível trocar caso a atual não esteja com toda a sua capacidade.

Tela inicial do Ultrasurf

No menu "Option" podemos acessar as configurações globais do programa:

Opções do Ultrasurf

Nessa tela você pode mudar as configurações de proxy, deletar os cookies e o histórico de navegação, opções essenciais para quem quer proteger a sua privacidade e não deixar ninguém acessar os seus dados.

Limitações:

Todas os recursos listados acima são voltados para usuários do sistema operacional Windows, não possuindo uma versão para Mac OS ou Linux. É importante lembrar também que a segurança é garantida ao se utilizar o navegador. Outras conexões, de programas de e-mail, como o Microsoft Outlook e Thunderbird, e messengers, como MSN Messenger e Google Talk não são cobertos pela proteção do Ultrasurf.

E você, usuário? Gostou do Ultrasurf e pretende usá-lo para garantir a sua segurança na internet?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!