Ao menos 5% dos emissores de cartões de crédito sofrerão fraudes em 2015

Por Redação | 03.02.2015 às 18:18
photo_camera FIPCEQ

A segurança dos cartões de crédito é uma grande preocupação das empresas e instituições financeiras. Após diversos tipos de fraudes e clonagens dos cartões de fita magnética das bandeiras Europay, MasterCard e Visa, desde o ano passado as fabricantes de cartões têm incentivado o uso dos chips EMV, que são mais seguros e reduzem as possibilidades de violações utilizadas pelos bandidos.

No entanto, mesmo que os cartões modernos não sejam tão facilmente fraudados como os antigos, ainda existem algumas vunlerabilidades. Segundo pesquisa publicada pelo Gartner., empresa de pesquisa e aconselhamento tecnológico, ao menos 5% das emissoras de cartões de crédito sofrerão algum tipo de fraude durante a implementação dos chips.

Conforme publicado no blog da vice-presidente do Gartner, Avival Litan, apesar da maior segurança oferecida pelos chips EMV, sua aplicação ainda é bastante lenta para conseguir tornar a faixa magnética obsoleta. Por isso, as empresas ainda terão de aceitar cartões com as duas tecnologias por, pelo menos, mais cinco anos. Para minimizar as falhas, os bancos dos Estados Unidos e outras grandes empresas estão pressionando para acelerar a adoção de duas outras tecnologias de segurança: os tokens e a criptografia de ponto-a-ponto (P2PE).

Por outro lado, apesar dessas tecnologias estarem sendo desenvolvidas pelas empresas, ainda existem brechas que colocam em risco os cartões. Por exemplo, diferentes protocolos de segurança dos tokens geram conflitos em sua implementação e podem gerar mais de um número de segurança para o mesmo cartão, algo que coloca em xeque o propósito da tecnologia.

A pesquisa demonstra que, mesmo que esses novos cartões sejam muito mais seguros, as empresas ainda precisam trabalhar juntas para desenvolver um sistema de segurança aberto e que definitivamente nos proteja de fraudes financeiras com cartões de crédito.

Fonte: http://www.gartner.com/newsroom/id/2975118