Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

99 reduz 20% nas ocorrências de segurança contra motoristas com ajuda da IA

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Agosto de 2021 às 22h40

Link copiado!

99
99

Um balanço da 99 para o primeiro semestre de 2021 aponta redução de 20% nas ocorrências de segurança contra motoristas parceiros em todo o país. Rio Grande do Norte (66%), Roraima (57%) e Sergipe (51%) tiveram as maiores quedas. Além disso, Minas Gerais teve decréscimo de 49%, Rio de Janeiro de 30% e São Paulo de 26%.

Essa melhoria nos índices vem de investimentos de R$ 70 milhões em segurança, com destaque para o uso de inteligência artificial. "Os motoristas são as maiores vítimas da violência em corridas de aplicativo. Por isso, desenvolvemos ferramentas que os protegem", diz Tatiana Valle, diretora de Segurança da 99. "Elas são as maiores responsáveis pela redução."

Um dos recursos adotados, chamado de Hércules, verifica comportamentos de risco, atribui pontuação à corrida, bloqueia a chamada e só a libera após validação de dados do passageiro. Já a função conhecida como Cubo ajuda a evitar que motoristas sejam levados a áreas com indícios de violência. Para isso, reúne dados de ocorrências na plataforma, verifica o espaçamento entre elas e, se identificar risco, bloqueia temporariamente a região.

Continua após a publicidade

Paralelamente, o Monitoramento de Corridas detecta comportamentos anormais — como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto. Ele combina inteligência artificial e rastreamento por GPS para detectar esses casos. Em situações de risco, a Central de Segurança do app recebe um alerta e pode acionar a polícia.

Itens de segurança já implantados

Em maio, a 99 anunciou funcionalidades desenvolvidas com base nos pedidos dos motoristas para incrementar a segurança. Enquanto 54% dos parceiros pediram aprimoramento das áreas de risco, 45% solicitaram mais informações dos passageiros.

Continua após a publicidade

Uma delas é a Validação de Acesso, que verifica se o usuário é dono do CPF informado a partir de uma solução de prevenção de fraude da Serasa Experian. Outra é a Digitalização de RG, que verifica documentos de identidade instantaneamente. Já o Mapeamento de Áreas de Risco coleta a colaboração dos condutores para identificar regiões e fazer zoneamento dinâmico de acordo com a hora do dia, por exemplo.

Os carros dos parceiros da 99 são equipados com câmeras de segurança. Os acessórios têm lentes do tipo "olho de peixe" e modo noturno, que permitem captar todo o interior do veículo. Além disso, um botão de emergência que se conecta à Central de Segurança pode ser acionado a qualquer momento. Lá, há uma equipe de profissionais especializados, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Outras ferramentas incluem a gravação de áudio, o compartilhamento de rota, o botão de ligar para a polícia, o atendimento emergencial humanizado e um seguro contra acidentes pessoais para todos os passageiros.