Mais recursos de segurança chegam ao 99, incluindo novidade para as mulheres

Por Nathan Vieira | 10 de Dezembro de 2019 às 21h50
Tudo sobre

99 

Saiba tudo sobre 99 

Ver mais

A segurança dos motoristas e dos usuários é um assunto que tem estado em pauta entre os aplicativos de transporte. Com isso em mente, na última segunda-feira (9), o 99 trouxe à tona um novo plano de segurança intitulado “Todos pela Segurança. Segurança para Todos", cuja premissa é convidar passageiros e motoristas a colaborarem com a proteção da plataforma e anunciar novas funcionalidades de proteção que o app está implementando.

O novo plano explica como passageiros e motoristas podem utilizar as ferramentas de segurança do app para incrementar a proteção das corridas. "Nós da 99 temos um papel protagonista e desenvolvemos uma série de ferramentas para fomentar uma comunidade mais segura - mas precisamos realizar uma construção conjunta, com a ajuda e o envolvimento de todos. Ajuda dos 20 milhões de brasileiros que passam pela nossa plataforma. Ajuda de autoridades, especialistas e acadêmicos. Precisamos, principalmente, da sua ajuda", consta no manifesto. Além disso, o app relembra que hábitos simples como verificar os dados do veículo, manter o cadastro atualizado e avaliar a viagem podem aumentar a segurança das chamadas.

O texto ressalta ainda a importância da conscientização de todos para a segurança, uma vez que 67% das ocorrências na plataforma são de agressões verbais decorrentes, majoritariamente, de desentendimentos, ou seja, casos que poderiam ser evitados se o respeito tivesse prevalecido. A conscientização será feita por campanhas de comunicação via internet e pelo próprio aplicativo, além de uma série de profissionais nas 35 Casas99 (centros de atendimento presencial) pelo país. As Casas têm capacidade de atender mais de 10 mil pessoas por dia.

Novo pacote de segurança

As novas ferramentas de segurança estarão disponíveis a passageiros e motoristas a partir deste mês. O conjunto de medidas reúne ações desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro. Uma das iniciativas é o 99 Mulher, que oferece a oportunidade das motoristas mulheres escolherem atender apenas a passageiras com perfil do mesmo gênero. O objetivo da ação é levar ainda mais segurança às passageiras e motoristas. Por sua vez, o recurso Gravação de áudio vai permitir que passageiros e motoristas realizem gravações durante as corridas diretamente pelo app. A ferramenta foi lançada na China no ano passado.

Além disso, a partir de agora o perfil do passageiro será preenchido com o nome registrado no CPF, facilitando a identificação do usuário pelos motoristas. Outro recurso para fomentar a segurança é a foto do passageiro com identificação facial, que além de possibilitar o envio de fotos de passageiros, está sendo implementada uma ferramenta que verifica se existe uma pessoa real no momento da captura da imagem. Esse processo será solicitado via inteligência artificial. Já o Bloqueio de usuários permitirá que motoristas e passageiros bloqueiem corridas com uma pessoa específica. Assim, não haverá mais a possibilidade de esses usuários se conectarem em viagens futuras.

O texto divulgado pelo 99 aponta que uma plataforma mais segura também é feita por ações simples. Imaginem o poder que 20 milhões de pessoas têm juntas. "Segurança começa com informação, começa por entender como prevenir e como atuar de forma adequada. Por exemplo, conhecendo a fundo as funções do aplicativo; mantendo seu cadastro atualizado; verificando nome, carro e informações do motorista parceiro; registrando a nota, comentários e reportando situações fora do comum pela Central de Atendimento", escreve o app, que divulga que a equipe de segurança tem hoje 150 especialistas com formação em tecnologia, engenharia, psicologia e segurança pública, que atuam junto a outras centenas de colaboradores no Brasil, na China e nos Estados Unidos.

"Além disso, constantemente trazemos novos recursos para ampliar a segurança. Entre eles estão câmeras nos veículos, compartilhamento de rotas, rastreador de comentários contra o assédio e central telefônica disponível 24h em caso de emergência. Fazemos isso porque entendemos que nossa responsabilidade é atuar na prevenção antes das viagens, na proteção durante as chamadas e no suporte humanizado caso algo não ocorra bem", o app finaliza seu manifesto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.