99 reduz ocorrências graves nas corridas em 60% graças à inteligência artificial

Por Felipe Ribeiro | 30 de Janeiro de 2020 às 22h00
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A 99 reduziu significativamente a quantidade de ocorrências graves registradas na plataforma em 2019. Segundo a empresa, a queda foi de 60% em uma medição que é feita a cada milhão de corridas. O principal motivo para essa melhoria foi um investimento robusto da companhia em segurança, como o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de todas as chamadas, detectar corridas perigosas e prever incidentes antes mesmo que eles aconteçam.

Como a IA atua?

De acordo com a 99, no momento da chamada de uma corrida, o sistema vasculha padrões de comportamento que estão associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário). Por exemplo, se um passageiro acaba de baixar o aplicativo da 99, solicita uma corrida em dinheiro e em horários mais complicados, a tecnologia entende que pode ser uma chamada de risco. Essa soma de fatores resulta em um bloqueio automático ou a validação adicional de identidade, pedindo dados como nascimento, CPF e cartão de crédito.

Para simplificar, é como se o mesmo trabalho estivesse sendo feito por milhões de especialistas de segurança analisando cada chamada individualmente. Em vez disso, a empresa possui algoritmos que, em poucos segundos, investigam toda a plataforma rapidamente.

Além deste sistema, a 99 investiu em recursos que são ativados durante a corrida, como câmeras de segurança, alerta de áreas de risco e o compartilhamento de rotas. Depois do trajeto percorrido, uma central de emergência (que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana) responde prontamente em caso de necessidade. Essa central é composta por mais de 150 profissionais de segurança.

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