63% dos consumidores brasileiros não conseguem identificar golpes com IA
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Jones Oliveira |

Nos últimos anos, a Black Friday não esteve marcada apenas pelo grande número de ofertas das lojas, mas também pela alta distribuição de golpes relacionados à data de compras. Aproveitando o surgimento de grandes descontos, cibercriminosos escondem campanhas maliciosas em preços baixos falsos, o que, com a popularização da inteligência artificial, tem ficado cada vez mais elaborado.
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O Reclame AQUI, plataforma de reputação e confiança nas marcas, realizou uma pesquisa sobre a relação entre consumidores e golpes digitais, focando, neste ano, nas iniciativas de IA, também conhecidas como Golpe 3.0.
Levantado em agosto, o relatório ouviu mais de 3.300 pessoas e mostrou que 63% dos entrevistados não são capazes de identificar um golpe feito com IA, uma vulnerabilidade crítica às vésperas da próxima Black Friday.
Black Friday e a IA
A pesquisa foi publicada em forma de ebook, chamado “Black Friday na era da Inteligência Artificial”, servindo como guia tanto para consumidores quanto para marcas. No documento, infográficos trazem dados sobre o uso de deepfakes e a divisão entre vendas com cartões de crédito e PIX, tendências recentes que revolucionaram as vendas no Brasil.
Segundo Edu Neves, CEO do Reclame AQUI, a IA é uma ferramenta para os consumidores antes de ser uma ferramenta de negócios: quem busca ofertas muitas vezes usa a inteligência artificial mais do que as próprias empresas. Ele lembra que a empresa acompanha a Black Friday desde 2014, coletando dados que mostram a evolução do comportamento tanto dos consumidores quanto dos vendedores.
Entre as principais descobertas da pesquisa, destacam-se alguns números: 79% dos consumidores, por exemplo, responderam que pretendem comprar em lojas online na próxima Black Friday. Do total, 64% preferem comprar de marcas que já conhecem, e 48% monitoram os preços dos produtos visados desde agosto deste ano, buscando atenção para ofertas falsas de última hora.
Até 43% dos respondentes afirmou verificar links e ofertas com ferramentas como o Detector de Site Confiável, ferramenta do Reclame AQUI que chegou a ter 160 mil consultas na última Black Friday. 66% pesquisam a empresa visada no Reclame AQUI antes de comprar, e 33% colocam a segurança contra golpes como um dos principais fatores de decisão na hora de comprar, ganhando até mesmo do preço.
Por fim, 20% afirmou já ter sido vítima de fraude em Black Fridays anteriores. Destaca-se, no painel onde a empresa apresentou os dados do ebook, a fala de Felipe Cohen, CMO do Magazine Luiza, que lembrou a publicidade com Marisa Maiô — isso fez do Magalu a primeira empresa a impulsionar produtos com a personagem de IA, mostrando o vanguardismo brasileiro.
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Fonte: Reclame Aqui