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5 motivos para fazer do backup uma prática corporativa regular

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Agosto de 2021 às 13h00

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Katie White/Pixabay
Katie White/Pixabay

A chegada da pandemia de COVID-19 fez muitas empresas repensarem seus modelos de trabalho. Essa movimentação para a atuação remota fez crescer a quantidade de ataques cibernéticos corporativos — os criminosos buscam aproveitar as vulnerabilidades criadas nesse processo.

Segundo a divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies Ltd, os ataques de ransomware aumentaram 92% no Brasil desde o início de 2021. Entre abril e maio, o número médio de invasões aumentou 20% a cada semana globalmente.

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Claudio Bannwart, diretor regional da Check Point Software Brasil, adverte que o backup de dados traz muitas vantagens e protege contra ataques inesperados. “Isso vale tanto para a empresa e seus funcionários, quanto para seus clientes e fornecedores. Essa técnica é uma forma de proteção além de todas as medidas de hardware e software, mesmo que os dados e os arquivos estejam sendo migrados para a nuvem."

Por isso, o backup de dados deve ser uma prioridade para as companhias que querem evitar dificuldades com a restauração de informações em caso de ataques. Veja, a seguir, cinco razões para fazer dessa uma prática regular.

1 – Medidas preventivas nem sempre são suficientes

Muitas empresas decidiram adotar softwares de defesa robustos para a rede corporativa e a nuvem para expandir sua estratégia de cibersegurança. Além disso, têm procurado atualizar sistemas e aplicativos regularmente, instalar uma rede virtual privada (Virtual Private Network – VPN), aumentar a proteção nos dispositivos de funcionários e fornecer treinamento de segurança cibernética.

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É verdade que essas medidas aumentam a proteção, mas ainda podem não ser suficientes para impedir ataques. Afinal, os cibercriminosos desenvolvem constantemente novas maneiras de contornar essas defesas. Por isso, é fundamental ter um plano de backup para não perder dados em caso de invasão e retornar mais rapidamente ao funcionamento normal.

2 – Ciberataques continuam a evoluir

Os ciberataques evoluem diariamente e os criminosos estão constantemente à procura de novas vulnerabilidades. Além disso, muitas vezes as empresas não estão preparadas para essas novas técnicas. Esta é uma das razões para que as ofensivas ultrapassem as barreiras de proteção, mesmo que as atualizações e as medidas de proteção estejam em dia.

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3 – Roubo de dados pode colocar afetar a reputação da empresa

A perda de informações ao expor dados pessoais de clientes pode ter consequências irreparáveis em termos de reputação para uma empresa. Desde que as penalidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começaram a ser aplicadas, em 1º de agosto, o comprometimento de informações pessoais de clientes pode levar a penalidades.

4 – Nuvem é mais espaço de ataque

A computação em nuvem trouxe muitas vantagens para as empresas. Ela garante, por exemplo, redução de custos enquanto possibilita o trabalho remoto. O armazenamento de dados nessas plataformas, entretanto, aumenta a superfície de ataque e permite mais possibilidades de acesso à rede corporativa. Backups manuais regulares da informação armazenada nesse ambiente ajudam a minimizar danos caso haja ataques à empresa.

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5 – Perigos internos podem ser indetectáveis

A responsabilidade dos usuários deve se somar às medidas de segurança cibernética adotadas pela companhia. Por isso, é primordial treinar a equipe para abordar corretamente a cibersegurança: os empregados precisam compreender a importância de ter backups atualizados para serem usados se houver imprevistos ou ciberataques. Essa pode ser uma das melhores defesas.