5 ferramentas de criptografia fáceis de usar

Por Joyce Macedo

A privacidade é um tema que está em alta desde o vazamento de informações secretas sobre o sistema de espionagem do governo norte-americano; e já passou da hora de darmos mais atenção a isso. Se você pensa que apenas pessoas que estão sob os holofotes correm o risco de ter suas conversas e arquivos interceptados, está muito enganado.

Edward Snowden já avisou que nem mesmo as fotos íntimas dos usuários fogem da ciberespionagem executada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). Peter Sunde, cofundador e ex-integrante do Pirate Bay, também disse em uma recente visita ao Brasil que todos estão sujeitos a isso. “Acho que eles monitoram todo mundo, armazenam os dados e, quando precisam da informação, apenas a buscam. A questão não é se você está sendo vigiado, mas quando cruzará a linha e passará a ser interessante para eles”, argumentou o ciberativista.

Portanto, se você prefere não correr certos riscos, a criptografia ainda é a melhor maneira de proteger os seus dados. O problema é que boa parte das ferramentas disponíveis no mercado são um pouco complicadas e nem sempre o processo de trocar arquivos criptografados com um amigo é fácil. Mas as empresas estão pensando nisso e já há alguns aplicativos e sites que tornam as coisas mais fáceis, dessa forma você pode manter suas informações privadas sem a necessidade de ter uma formação superior em ciências da computação.

Conheça cinco ferramentas que permitem criptografar fotos, mensagens instantâneas, seu diário, e-mails e até mesmo o Google Docs de maneira simples:

1. Glitchi

Compartilhe fotos criptografadas em dispositivos iOS

Glitchi

A máxima que diz que "o que acontece em Vegas, fica em Vegas" não é mais verdadeira. Com o aumento da presença da tecnologia móvel, fotos e vídeos podem se espalhar pela web com uma velocidade assustadora e todos sabem que o vazamento de fotos pode ser algo realmente trágico. Violações de dados podem transformar fotos privadas em públicas em questão de segundos e o resultado disso pode ser devastador - como no caso dos pornôs de vingança.

Para usuários de iPhones, o Glitchi pode ser uma boa solução na hora de proteger imagens. Esse aplicativo permite criptografar fotos ou mensagens de texto e enviá-las para qualquer pessoa de uma maneira muito divertida. A criptografia acontece de tal forma que ninguém – nem mesmo o próprio Glitchi – pode acessar as fotos sem a sua permissão. Apenas o destinatário selecionado poderá decifrar o arquivo enviado com a ajuda do TouchID.

Surpreendentemente, todo esse processo é feito de uma maneira muito simples e funciona por meio de uma interface de usuário bastante agradável. O Glitchi é gratuito e o download pode ser realizado na App Store.

2. Cyph

Bate-papo com mensagens criptografadas que se autodestroem

Cyph.im

Existe uma série de alternativas criptografadas ao WhatsApp – como o Telegram –, mas o Cyph.im se destaca por sua simplicidade. Basta visitar o site do serviço, obter um link que será gerado, compartilhar com um amigo e começar a conversar por meio de mensagens criptografadas automaticamente.

O serviço ainda oferece a opção de enviar imagens, anexos, vídeos e áudios durante a conversação, mas é preciso ser rápido, pois as salas de chat expiram em 10 minutos. Após esse tempo, o bate-papo é fechado e as conversas são automaticamente excluídas. Vale a pena conhecer!

3. DocSecrets

Criptografe documentos do Google Drive

DocSecrets

Só porque você opta por armazenar os seus documentos na nuvem não significa que eles precisam ser inseguros. Se você possui informações valiosas hospedadas na nuvem, uma boa opção para protegê-las é o DocSecrets.

Trata-se de uma extensão para o Google Drive que permite proteger informações confidenciais, tais como senhas, ideias, patentes, entre outros. Para utilizar essa ferramenta, basta selecionar as partes de um texto que deseja ocultar e definir uma senha de acesso para eles.

Para instalar o DocSecrets, abra a página de edição do documento que deseja criptografar no Google Drive. Em seguida, clique no menu "Complementos" > "Instalar Complementos" e buscar por DocSecrets na página que será aberta. Clique em "+ Grátis" e pronto.

DocSecrets

4. BitJournal

Mantenha um diário online seguro e privado

BitJournal

Manter um diário é uma ótima maneira de organizar nossas ideais, mas aqueles pensamentos que são verdadeiramente secretos precisam ser à prova de curiosos. É possível que durante a sua infância ou adolescência você tenha apelado para um simples cadeado na hora de trancar e proteger o seu diário, mas em 2015 a criptografia é sua melhor aposta; e é aí que entra o BitJournal.

Atualmente, o site ainda está em versão beta, mas já permite que você mantenha um diário criptografado na web. Isso significa que você pode acessá-lo de qualquer lugar, mas outras pessoas – incluindo as que trabalham no próprio BitJournal – não podem. Só você terá a chave da criptografia e, para garantir ainda mais segurança, o seu diário é criptografado pela segunda vez no servidor.

Como o BitJournal ainda está em uma versão de testes, para utilizar o serviço é preciso cadastrar o seu e-mail em uma lista de espera e aguardar o recebimento de um código. O serviço é gratuito e para se cadastrar basta fornecer seu e-mail, o código recebido e criar uma senha.

5. Jumble

Criptografe suas mensagens do Gmail

Jumble

E-mail não é a forma de comunicação mais segura que existe, pois suas mensagens podem ser hackeadas ou acessadas de diversas maneiras diferentes. Mas não se preocupe, o Jumble pode te ajudar. O Jumble é um serviço capaz de criptografar mensagens de e-mail que pode ser utilizado de duas formas: como uma extensão para o Google Chrome ou como aplicativo gratuito para iOS.

Neste caso, a criptografia deve ser um processo de duas vias, uma vez que os seus contatos também precisam usar o Jumble para descriptografar os e-mails. As instruções de como fazer esse procedimento são enviadas junto com o e-mail e não exigem necessariamente a instalação do app.

Bônus

SecureGmail

Mas se você quer algo ainda mais simples para proteger as suas mensagens do Gmail, temos uma dica bônus: a extensão SecureGmail do Chrome. Com ela, é possível criptografar e descriptografar todas as mensagens de e-mail diretamente do navegador, sem passar pelos servidores do Google.

Após baixar gratuitamente a extensão na Chrome Web Store, basta clicar na pequena caixa com um cadeado, localizada ao lado do botão de composição de e-mail ("Escrever") e a única coisa que acabará nos servidores do Google será uma versão completamente incompreensivelmente e criptografada do e-mail enviado.

O SecureGmail foi desenvolvido por uma empresa de gestão de e-mails baseada em San Francisco chamada Streak.