Publicidade

Vegetarianos têm menos risco de desenvolver câncer, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Fevereiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Dream79/envato
Dream79/envato

Um estudo publicado na revista científica BMC Medicine nesta quinta-feira (24) apontou que vegetarianos têm 14% menos chances de desenvolver câncer do que as pessoas que comem carne regularmente. O artigo foi conduzido por pesquisadores de Oxford (Reino Unido), que compararam os dados de mais de 470 mil pessoas.

A comparação permitiu apontar, ainda, que as pessoas que consomem carne, mas não com tanta frequência, têm um risco 2% menor de contrair a doença em questão. Além disso, segundo os autores, mulheres vegetarianas são 18% menos propensas a desenvolver câncer de mama após a menopausa do que as mulheres que consomem carne regularmente.

Com os homens, a diferença é ainda mais notável: os vegetarianos têm um risco 31% menor de câncer de próstata, em comparação com os adeptos de uma dieta carnívora. A conclusão dos pesquisadores é que as pessoas devem limitar a ingestão de carne vermelha e processada e comer mais grãos integrais, vegetais, frutas e legumes.

Continua após a publicidade

Os cientistas afirmam que o menor risco de câncer em pessoas com baixo consumo de carne condiz com evidências anteriores. Em alguns casos, como o do câncer de mama, a diferença pode estar diretamente relacionada com o índice de massa corporal (IMC).

De qualquer forma, os especialistas alertam que, mesmo que seja aconselhável cortar o consumo de carne vermelha se ela integrar a maior parte de sua dieta, o hábito alimentar vegetariano não é exatamente sinônimo de vida saudável, precisando haver correto aporte proteico e calórico.

Fonte: BMC Medicine