Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina europeia contra Alzheimer demonstra ser segura em novo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Junho de 2021 às 11h20

Link copiado!

rawf8/envato
rawf8/envato

O Alzheimer tem preocupado os especialistas do mundo inteiro, e pesquisadores da Eslováquia e da Áustria atingiram a segunda fase de um estudo voltado à vacina para a doença em questão. O ensaio clínico teve 196 participantes de oito países europeus, com 117 deles recebendo a vacina e os 79 restantes recebendo um placebo. 

De acordo com o estudo publicado, a vacina demonstrou ser segura e estimular uma resposta imunológica contra fragmentos específicos da proteína tau, que representam uma das causas do Alzheimer. Nem todas as proteínas tau são ruins, e a vacina — que foi batizada de AADvac1 — é projetada para ensinar o sistema imunológico a distinguir as proteínas boas e as prejudiciais. O objetivo do imunizante, basicamente, é retardar a formação dessas proteínas prejudiciais e interromper a disseminação das que já se formaram.

Continua após a publicidade

Os ensaios clínicos de Fase II são usados ​​para avaliar os níveis de dosagem apropriados, bem como a eficácia do imunizante. Com isso, a equipe relata que a vacina retardou o acúmulo da proteína da cadeia leve do neurofilamento plasmático (NfL), que é um marcador de neurodegeneração. No entanto, mais pesquisas serão necessárias para avaliar se a vacina interrompe e reverte a doença em um número significativo de pessoas.

Os participantes do estudo receberam 11 doses da vacina (ou placebo) ao longo de dois anos. Os que já haviam sido diagnosticados com Alzheimer pareceram ter o efeito mais benéfico de todo o estudo.

Fonte: IFL Science