Vaca produz leite com insulina e pode ajudar contra diabetes
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Pesquisadores da USP conseguiram fazer uma vaca produzir leite com insulina, o que pode futuramente ajudar no combate ao diabetes, já que o objetivo é reduzir a escassez de medicamentos e os altos custos, principalmente se levarmos em consideração que o acesso à insulina continua inadequado em muitos países.
- Diabetes | Remédios reativam produção de insulina em 48 horas
- Molécula que imita insulina pode ser novo tratamento para diabetes
Para chegar a esse feito, os cientistas brasileiros inseriram em células de embriões de vaca um segmento de DNA humano que codifica a proteína precursora da forma ativa da insulina. Os embriões foram então implantados no útero, levando ao nascimento de um bezerro transgênico.
Quando a vaca ficou adulta, foi possível detectar em seu leite não só essa proteína como a própria insulina. Em comunicado divulgado pela University of Illinois Urbana-Champaign (também envolvida no estudo), os pesquisadores contaram que a ideia era produzir essa proteína e purificá-la, para só então chegar à insulina. Por isso o resultado foi uma surpresa positiva.
Por enquanto, não é possível afirmar quanta insulina seria produzida normalmente, já que a produção de leite foi induzida hormonalmente, de forma que a quantidade de leite foi menor do que o esperado.
Mas para ter um parâmetro, se uma vaca pudesse produzir 1 grama de insulina por cada litro e produzisse 40 a 50 litros de leite por dia, seria insulina o suficiente para ajudar muitas pessoas. Isso porque cada grama equivale a 28.818 unidades (ou seja, seria a produção de aproximadamente 1.440.900 unidades por dia).
Vacas podem produzir insulina futuramente
Um dos autores do estudo, Matt Wheeler, menciona no comunicado que a glândula mamária foi projetada como uma fábrica para produzir proteínas de forma muito eficiente: "Podemos aproveitar esse sistema para produzir uma proteína que pode ajudar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo".
O pesquisador acrescenta que tem a esperança de um futuro onde um rebanho de 100 cabeças produziria toda a insulina necessária para um país. Um rebanho maior ainda poderia "produzir o abastecimento do mundo inteiro em um ano".
Então o que falta?
Mas, como você já deve imaginar, não é assim tão simples. Para que essa produção de insulina seja uma realidade, alguns fatores são necessários, como um sistema eficiente de colheita e purificação. A aprovação dos órgãos de saúde (como a FDA, no caso dos EUA, por exemplo) também precisa acontecer. Ou seja: há todo um processo de regulamentação envolvido.
Ainda assim, os pesquisadores que conseguiram fazer a vaca produzir insulina estão otimistas. Novos estudos devem ser feitos em busca de um aprimoramento. Já é uma luz no fim do túnel para pacientes com diabetes, de qualquer forma.
Fonte: Biotechnology Journal, University of Illinois Urbana-Champaign