Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso de máscaras para covid não é mais obrigatório em aviões e aeroportos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Março de 2023 às 18h09

Link copiado!

Chalabala/Envato
Chalabala/Envato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (1), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A medida era adotada desde o início da pandemia da covid-19, como estratégia para reduzir casos de transmissão da doença.

Segundo comunicado da Anvisa, "o uso [de máscaras] passará a ser uma recomendação e não mais uma obrigatoriedade" no Brasil. Esta mudança foi somente possível com a queda nos novos casos da covid-19 "tanto no cenário nacional como no internacional", impulsionado, entre outos fatores, pela ampla campanha de vacinação.

Quais medidas contra a covid-19 ainda vigoram nos aviões?

Continua após a publicidade

Apesar da medida que autoriza a entrada nos aviões e aeroportos de passageiros sem máscaras, alguns protocolos de proteção contra a covid-19 ainda devem ser adotados, segundo a Anvisa:

  • Desembarque continuará a ser feito por fileiras, evitando aglomerações;
  • Pessoas com diagnóstico positivo para a covid-19 seguem proibidas de viajar em voos coletivos;
  • Toda a aeronave deve passar por processos de limpeza e desinfecção de ambientes, além dos aparelhos de ar-condicionado;
  • A tripulação deve fornecer máscaras para casos suspeitos da covid-19.

Cabe observar que a Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa informa que "poderá rever a medida [que flexibiliza as estratégias para impedir transmissões da covid-19], se for necessário"

Continua após a publicidade

Vale a pena ser o único a usar máscara em uma aeronave?

Se a pessoa ainda se sente insegura em relação ao coronavírus SARS-CoV-2 ou tem um elevado nível de imunossupressão, é importante destacar que máscaras ainda podem ser uma estratégia importante de proteção, mesmo que você seja o único a utilizá-la em um ambiente fechado, como um avião. É o que apontam especialistas.

No entanto, cabe destacar que a taxa de proteção será menor do que a obtida em circunstâncias onde todos os passageiros usassem as máscaras. Para potencializar o poder de proteção em situações adversas, é interessante recorrer a produtos com melhor qualidade de filtragem do ar, como os respiradores FFP2 ou N95. Além disso, o equipamento deve estar bem ajustado no rosto,

Fonte: Anvisa