Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SP flexibiliza uso de máscaras; item deixa de ser obrigatório em locais abertos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Março de 2022 às 15h39

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (9), que o uso de máscaras contra a covid-19 deixa de ser obrigatório em ambientes abertos, como ruas, parques, pátios escolares ao ar livre e eventos. A flexibilização da medida que buscava diminuir a transmissão da covid-19 já está valendo em todo o estado.

O decreto do governo de São Paulo tem efeito imediato, porque foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. No momento, o uso de máscaras segue obrigatório em ambientes fechados, como salas de aula, shoppings, escritórios e transporte público (ônibus, metrôs e aviões).

Continua após a publicidade

Entre os anúncios, o governo também anuncia que está liberada a ocupação máxima de público nos estádios de futebol. A decisão vale para eventos esportivos em geral, mas também para a área de cultura e de lazer.

Outros estados e capitais também avançam na flexibilização das medidas contra a covid-19. Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro decretou o fim do uso de máscaras tanto em ambientes abertos quanto fechados na segunda-feira (7). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considera a medida do Rio "precipitada".

Flexibilização de máscaras e queda nos casos

A decisão de SP foi baseada no avanço da vacinação no estado e na queda do número de novos casos. No último mês, foi observada uma redução de 76,7% no número de novas internações e de 56% no de óbitos por covid-19, segundo o Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo.

Continua após a publicidade

“Nós estamos muito além da vacinação de muitos países. Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de 37,6%. Nos últimos 30 dias, nós tivemos queda de 54% no número de casos, as internações caíram 76% e o número de óbitos foi 56% menor”, detalhou Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado.

Quando se observa a aplicação de duas doses ou de um imunizante de dose única, São Paulo está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). No total, mais de 101 milhões de doses foram aplicadas.

Fonte: Governo de SP