Uso de máscara pode causar ansiedade e claustrofobia; saiba como combater

Por Natalie Rosa | 03 de Setembro de 2020 às 16h55
Reprodução: Freepik

A máscara virou um acessório indispensável para sair de casa, seja para ir trabalhar ou ao mercado, ou simplesmente para estar na rua. Através do seu uso, as chances de contrair o coronavírus são reduzidas significativamente, sendo o fator crucial para suportar qualquer desconforto. 

No entanto, algumas pessoas vêm presenciando uma certa ansiedade com o uso da máscara, algo que parece incontrolável e perigoso. Essa ansiedade provocada pelo uso do acessório consiste no sentimento de claustrofobia, pânico e estresse extremo, principalmente em pessoas que já sofrem com essas condições.

Os sintomas de uma crise de ansiedade, estresse ou claustrofobia podem ser apenas psicológicos, mas também físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos, perda de ar, pressão no peito, calafrios e tontura. Quem já está "acostumado" a sentir esses efeitos, pessoas que já convivem com essas condições psicológicas, talvez já saibam como reagir, mas aqueles que estão presenciando esse desconforto pela primeira vez precisam descobrir formas de agir e não confundir com algo mais grave.

Imagem: Reprodução/Freepik

Como enfrentar a ansiedade pelo uso da máscara?

O cérebro pode ser o nosso melhor amigo na maioria das vezes, mas ele também pode nos sabotar na mesma proporção, e é por isso que doenças psicológicas são tão difíceis de tratar. Mas a ansiedade causada pela máscara pode ser evitada ou amenizada, basta seguir algumas dicas:

Teste alguns modelos até encontrar o mais confortável

Hoje, felizmente, existem máscaras de vários tipos e tecidos, desde as caseiras até as profissionais, e os valores vêm sendo bem em conta. Elas têm estilos, formatos e formas diferentes de prender na cabeça e atrás das orelhas, e com certeza alguma delas deve ser perfeita para a sua necessidade.

O ideal seria encontrar um modelo que não incomoda e que passe a sensação, dentro do possível, de não estar usando nada. Então, não há nada de errado em adquirir modelos diferentes e testar um por um até encontrar a máscara perfeita.

Use em casa até se sentir confortável para sair

Não é nada fácil sentir uma crise de ansiedade ou claustrofobia em meio a uma pandemia, já que tirar a máscara em locais públicos pode ser perigoso por facilitar a contaminação pela COVID-19. Então, como em muitas coisas da vida, o ideal é "praticar".

Quando você já tiver escolhido a máscara perfeita, use-a de tempos em tempos dentro de casa mesmo, fazendo tarefas do dia a dia. É claro que não é confortável, mas quanto mais você usar o acessório mais vai se acostumar a tê-lo em seu rosto. Comece por alguns minutos para ir aumentando o tempo de uso aos poucos, até se sentir bem com ela durante um longo período, ou ao menos pelo tempo necessário das atividades que vai cumprir fora de casa.

Imagem: Divulgação/Insider

Exercite a mente e busque ajuda se precisar

Controlar os pensamentos é algo difícil, mas em muitos casos aprender a respirar direito é essencial para os momentos de nervosismo e estresse. Com o uso de máscaras, se torna mais difícil respirar, uma vez que elas cobrem as suas vias aéreas, facilitando o surgimento de crises.

Então, quando estiver usando a máscara, respirar profundamente pelo nariz e soltar pela boca, como um exercício, é essencial para evitar qualquer sintoma. Além disso, é preciso exercitar também a mente, repetindo e entendendo que não usar a máscara pode ser pior e muito mais perigoso.

Vivemos um momento incerto e complicado para todos, então também é crucial colocar em mente que, infelizmente, esse é o máximo que podemos fazer, junto ao isolamento social, para evitar a contaminação pela doença. O risco não é só de ser infectado, como de também infectar as pessoas que estão em sua casa ou ambiente de trabalho. Então, basicamente não há muito para onde correr.

Se mesmo assim você continua passando por esses sintomas, a melhor opção é buscar a ajuda profissional para fazer o tratamento adequado e não sentir os efeitos enquanto estiver usando máscara e se protegendo contra o coronavírus.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Life Hacker

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.