Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso de cannabis aumenta 245% entre adolescentes dos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Dezembro de 2022 às 11h30

Link copiado!

ckstockphoto/envato
ckstockphoto/envato

Em um estudo publicado na revista científica Clinical Toxicology, um grupo de pesquisadores descobriu que o uso excessivo de cannabis aumentou drasticamente entre adolescentes nos Estados Unidos desde os anos 2000: cerca de 245%.

O estudo aponta mais de 338 mil casos de uso indevido da substância entre americanos de 6 a 18 anos. Conforme mencionam os pesquisadores, essa exposição à substância envolve, principalmente, produtos comestíveis.

"Essa informação é importante porque permitirá que os pesquisadores entendam melhor as tendências e façam recomendações para melhorar o atendimento clínico e as intervenções destinadas a reduzir o uso indevido de substâncias entre os jovens”, apontam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

O estudo também revelou que as substâncias mais comumente usadas indevidamente ou abusadas são substâncias mais amplamente disponíveis, como medicamentos de venda livre, produtos domésticos e produtos farmacêuticos comumente prescritos.

Embora a cannabis seja legal em alguns lugares dos EUA apenas para adultos, os autores do estudo argumentam que ela tornou a droga mais acessível para crianças e adolescentes. Essa disponibilidade, segundo os autores, ainda aumenta a errônea percepção de que a droga é totalmente segura.

Os cientistas ainda dissertam que o consumo da cannabis através de formas comestíveis geralmente leva várias horas para fazer efeito, o que pode levar alguns indivíduos a consumir quantidades maiores e experimentar altas inesperadas e imprevisíveis.

Continua após a publicidade

“Essas descobertas destacam uma preocupação contínua sobre o impacto da legalização da maconha em rápida evolução nessa população vulnerável”, apontam os cientistas. Em contrapartida, um estudo anterior aponta que a cannabis medicinal reduz ansiedade em adolescentes e jovens adultos. Entretanto, o uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro.

Fonte:  Clinical Toxicology via Oregon Health & Science University