Publicidade

Universidade vai testar vitamina A contra perda de olfato pós-covid

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Brittany Colette/Unsplash
Brittany Colette/Unsplash

Dentre as consequências mais preocupantes da covid-19, está a perda de olfato. Com isso em mente, a University of East Anglia (Reino Unido) está em busca de um tratamento nasal baseado em vitamina A. Para isso, os pesquisadores vão conduzir um teste com 12 semanas de duração. A ideia é que uma parte dos voluntários receba o tratamento e a outra parte receba um placebo.

A ideia é que todos os envolvidos nos testes sejam solicitados a cheirar odores fortes, como ovos podres e rosas. Os pesquisadores vão verificar, então, se a vitamina reparou vias olfativas danificadas. No que diz respeito à perda de olfato, a maioria das pessoas o recupera naturalmente dentro de algumas semanas, mas muitas ficam com distúrbios contínuos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Algumas pessoas chegam até mesmo a desenvolver parosmia depois de Covid, o que significa que o odor de muitas coisas comuns mudam. Determinados alimentos e até água passam a ter um mau odor, então atividades simples do dia a dia como tomar banho ou escovar os dentes se tornam desagradáveis ​​por causa do olfato distorcido.

"Queremos descobrir se há um aumento no tamanho e na atividade das vias olfativas danificadas no cérebro dos pacientes quando eles são tratados com gotas nasais de vitamina A.  Vamos procurar mudanças no tamanho do bulbo olfatório [uma área acima do nariz onde os nervos do olfato se unem e se conectam ao cérebro]. Também examinaremos a atividade em áreas do cérebro ligadas ao reconhecimento de cheiros", afirmam os principais autores do estudo. Você pode acompanhar os testes aqui.

Fonte: BBC News

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*