Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Um dos remédios mais comuns será testado contra o pior tipo de câncer de mama

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Agosto de 2021 às 08h30

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Cientistas estão planejando usar um remédio antigo, acessível e barato para um possível tratamento do câncer de mama: a Aspirina. O estudo clínico, segundo os pesquisadores, é o primeiro a testar o medicamento contra os tumores mais agressivos e mais sensíveis à imunoterapia.

Anne Armstrong, da fundação Christie NHS em Manchester e líder do estudo, conta que a droga avelumabe, contra o câncer, será testada com e sem Aspirina antes das pacientes receberem o tratamento de quimioterapia ou passarem por cirurgias. 

Caso os resultados sejam bem-sucedidos, será possível tratar o câncer de mama triplo negativo quando classificado como incurável, que acontece quando as células cancerígenas deixam de se espalhar apenas nas mamas para atingir outras partes do corpo. O tipo de câncer é o menos comum, mas o mais agressivo, atingindo principalmente mulheres mais jovens e mulheres negras.

Continua após a publicidade

Por que a Aspirina?

Armstrong conta que sua pesquisa anterior sugeriu que a Aspirina pode tornar determinados tipos de imunoterapia mais eficazes, evitando que o câncer produza substâncias que podem enfraquecer a resposta imunológica do organismo. A pesquisadora explica que remédios anti-inflamatórios, como a Aspirina, podem aumentar a eficácia da imunoterapia quando administrados em conjunto. 

"Experimentar o uso de uma droga como a Aspirina é empolgante porque ela está amplamente disponível e é barata de produzir", conta Armstrong. "Esperamos que o nosso estudo mostre que, quando combinada com a imunoterapia, a Aspirina aumente seus efeitos e possa fornecer uma forma mais segura de tratar o câncer de mama", complementa a cientista.

Continua após a publicidade

 

Fonte: The Guardian