Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

UFRJ cria teste de COVID-19 rápido, menos invasivo e que custa apenas R$ 30

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Julho de 2021 às 13h30

Link copiado!

IciakPhotos/Envato Elements
IciakPhotos/Envato Elements

Um novo teste de detecção da COVID-19 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), oferecendo uma opção de baixo custo e rápida. Segundo os cientistas envolvidos no estudo, a novidade faz a análise através de amostras de saliva e secreção nasal, e deve custar apenas R$ 30, mostrando o resultado em pouco tempo.

Os cientistas explicam que o novo teste, batizado de Lamp-Covid-19, atua com a detecção de fragmentos de RNA do SARS-CoV-2, o coronavírus. Para isso, é usado um sistema de banho-maria a 600 °C, tubos de ensaio e pipetas, e o procedimento pode ser feito em qualquer lugar, sem a necessidade de grandes infraestruturas.

Continua após a publicidade

O processo de identificação dura menos de meia hora e é capaz de identificar até 10 cópias do vírus de uma vez só, e o resultado é mostrado em cores: vermelho para negativo e amarelo para positivo. O estudo faz parte da startup Osiris Life Sciences, criada pelas cientistas da UFRJ Mônica Lomeli e Fabiana Ávila Carneiro, que desenvolveu a proteína usada como reagente para o diagnóstico.

Fonte: Estadão