Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tratamento implantável destrói tumores em menos de uma semana em ratos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Março de 2022 às 08h30

Link copiado!

 GiovanniCancemi/Envato
GiovanniCancemi/Envato

Na última quarta-feira (2), um estudo publicado na revista Science Advances revelou um novo tratamento que ativa glóbulos brancos e destrói tumores nos ovários. Para isso, os cientistas inseriram células no revestimento ao redor dos órgãos. Os primeiros testes, realizados em ratos, foram bem-sucedidos.

As células implantadas são programadas para secretar interleucina-2 (IL-2), um medicamento anti-cancerígeno que ativa os glóbulos brancos. A terapia é inserida no peritônio — uma membrana que sustenta os intestinos, ovários e outros órgãos abdominais —, garantindo assim a entrega de IL-2.

O artigo cita que a terapia foi capaz de erradicar tumores em 100% dos animais com câncer de ovário e em sete dos oito animais com câncer colorretal. Além disso, como as células bombearam IL-2 diretamente para os tumores a partir do peritônio, isso resultou em uma resposta imune mais direcionada. Outra notícia importante é que o método mostrou potencial para eliminar muitos dos efeitos colaterais associados às terapias atuais.

Continua após a publicidade

A IL-2 já está aprovada para uso médico em alguns lugares como os EUA, e os pesquisadores dizem que essa nova técnica minimamente invasiva pode progredir no processo de teste clínico de forma extremamente rápida, com testes em humanos começando ainda este ano. Agora, a proposta é verificar se o método pode ser adaptado para vários tipos diferentes de câncer.

Fonte: Science Advances