Pesquisadores descobrem novo método para prevenir metástases de câncer

Pesquisadores descobrem novo método para prevenir metástases de câncer

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 07 de Junho de 2021 às 12h10
Colin Behrens/Pixabay

Você já ouviu falar das metástases do câncer? Tratam-se de células cancerígenas que se soltam do tumor original, viajam para outras partes do corpo e formam novos tumores — e, agora, pesquisadores da Universidade de Basileia (Suíça) descobriram um novo método de contê-las.

Os pesquisadores descobriram como essas células são mantidas "adormecidas", e também como elas acordam e formam metástases fatais. Segundo os autores do estudo, esse período de dormência oferece uma janela terapêutica importante na qual o número de células cancerígenas ainda é controlável.

A equipe usou amostras de tecido humano e conseguiu determinar como as células permaneceram latentes ou despertaram para formar as metástases, e os resultados publicados indicam vários métodos possíveis de prevenção de metástases, como imunoterapia para aumentar o número de células de defesa nos tecidos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: National Cancer Institute/Unsplash)

Os pesquisadores afirmam que essas descobertas aumentam a esperança de imunoterapias que se concentrem em células de defesa como uma estratégia preventiva para pacientes com células cancerígenas latentes em risco de desenvolver metástases, e que a próxima etapa no longo caminho para um tratamento estabelecido será mostrar que estimular essas células pode evitar metástases em pacientes humanos.

Fonte: Medical Xpress

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.