Pesquisadores descobrem novo método para prevenir metástases de câncer
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Você já ouviu falar das metástases do câncer? Tratam-se de células cancerígenas que se soltam do tumor original, viajam para outras partes do corpo e formam novos tumores — e, agora, pesquisadores da Universidade de Basileia (Suíça) descobriram um novo método de contê-las.
- O que pode causar câncer? Veja 35 hábitos associados a essa doença
- Rastreamento e teste genético: a arte de detectar câncer antes dele aparecer
- Complicações do câncer podem aumentar na pandemia e desafiar saúde pública
Os pesquisadores descobriram como essas células são mantidas "adormecidas", e também como elas acordam e formam metástases fatais. Segundo os autores do estudo, esse período de dormência oferece uma janela terapêutica importante na qual o número de células cancerígenas ainda é controlável.
A equipe usou amostras de tecido humano e conseguiu determinar como as células permaneceram latentes ou despertaram para formar as metástases, e os resultados publicados indicam vários métodos possíveis de prevenção de metástases, como imunoterapia para aumentar o número de células de defesa nos tecidos.
Os pesquisadores afirmam que essas descobertas aumentam a esperança de imunoterapias que se concentrem em células de defesa como uma estratégia preventiva para pacientes com células cancerígenas latentes em risco de desenvolver metástases, e que a próxima etapa no longo caminho para um tratamento estabelecido será mostrar que estimular essas células pode evitar metástases em pacientes humanos.
Fonte: Medical Xpress