Tratamento com capacete magnético reduz tamanho de tumor mortal

Tratamento com capacete magnético reduz tamanho de tumor mortal

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 27 de Julho de 2021 às 10h50
Houston Methodist Neurological Institute

A ciência já avançou o suficiente para que capacetes consigam identificar tumores cerebrais com a ajuda da inteligência artificial. Agora, a evolução dessas tecnologias vem se mostrando eficiente para o uso do acessório para também tratar esses tumores. 

Em experimento recente, pesquisadores conseguiram reduzir um tumor mortal de um homem de 53 anos em um terço, usando um capacete que gera um campo magnético. O paciente, infelizmente, acabou morrendo por uma lesão não relacionada ao tratamento, mas na autópsia descobriram que o procedimento removeu 31% da massa tumoral em pouco tempo, Foi a primeira terapia não invasiva já feita para este tipo de câncer mortal, conhecido como glioblastoma.

Imagem: Reprodução/Houston Methodist Neurological Institute

Como funciona

O capacete em questão conta com três ímãs rotativos que são conectados a um controlador eletrônico baseado em um microprocessador operado por uma bateria recarregável. Durante o tratamento, o paciente usou o dispositivo por um período de cinco semanas em clínica e depois em casa, contando com a ajuda da esposa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Inicialmente, ele precisou usar o capacete por duas horas por dia, mas aumentou para um máximo de seis horas por dia, o que foi crucial para a diminuição do tumor. Os criadores do dispositivo solicitaram à FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador que funciona como a Anvisa no Brasil, a aprovação para o uso do tratamento como uma alternativa para tratar o câncer sem tratamento invasivos como a quimioterapia ou radioterapia. O pedido foi aprovado.

O estudo completo sobre o tratamento com o capacete está disponível na revista científica Frontiers in Oncology.

Fonte: Endgaget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.