Publicidade

Tratamento com capacete magnético reduz tamanho de tumor mortal

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Julho de 2021 às 10h50

Link copiado!

Houston Methodist Neurological Institute
Houston Methodist Neurological Institute

A ciência já avançou o suficiente para que capacetes consigam identificar tumores cerebrais com a ajuda da inteligência artificial. Agora, a evolução dessas tecnologias vem se mostrando eficiente para o uso do acessório para também tratar esses tumores. 

Em experimento recente, pesquisadores conseguiram reduzir um tumor mortal de um homem de 53 anos em um terço, usando um capacete que gera um campo magnético. O paciente, infelizmente, acabou morrendo por uma lesão não relacionada ao tratamento, mas na autópsia descobriram que o procedimento removeu 31% da massa tumoral em pouco tempo, Foi a primeira terapia não invasiva já feita para este tipo de câncer mortal, conhecido como glioblastoma.

Continua após a publicidade

Como funciona

O capacete em questão conta com três ímãs rotativos que são conectados a um controlador eletrônico baseado em um microprocessador operado por uma bateria recarregável. Durante o tratamento, o paciente usou o dispositivo por um período de cinco semanas em clínica e depois em casa, contando com a ajuda da esposa.

Inicialmente, ele precisou usar o capacete por duas horas por dia, mas aumentou para um máximo de seis horas por dia, o que foi crucial para a diminuição do tumor. Os criadores do dispositivo solicitaram à FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador que funciona como a Anvisa no Brasil, a aprovação para o uso do tratamento como uma alternativa para tratar o câncer sem tratamento invasivos como a quimioterapia ou radioterapia. O pedido foi aprovado.

O estudo completo sobre o tratamento com o capacete está disponível na revista científica Frontiers in Oncology.

Continua após a publicidade

Fonte: Endgaget