Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Transtornos do humor aumentam o risco de covid-19 grave

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

altanaka/envato
altanaka/envato

Um dos fatores de risco para a forma grave da covid-19 é o transtorno de humor, ou seja, transtorno de saúde mental em que as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza e de euforia. Pelo menos, foi isso o que afirmou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) na última quinta (28), ao atualizar suas diretrizes.

Na ocasião, os transtornos de humor se juntaram a 18 outras condições ou comportamentos que aumentam o risco. A lista varia de câncer a tuberculose e inclui pessoas fumantes, gestantes, obesas ou imunocomprometidas. Segundo o CDC, qualquer pessoa com alto risco de covid-19 grave deve "gerenciar cuidadosamente sua condição" e tomar a vacina contra covid-19 assim que possível.

Frente às novas diretrizes, organizações de saúde mental apontam que, "ao reconhecer que a doença mental grave é uma condição médica subjacente conectada a um risco maior para COVID-19, o CDC salvará vidas”.

Continua após a publicidade

Transtornos do humor

São dois os principais tipos de transtornos de humor: o transtorno bipolar e o transtorno depressivo. O primeiro se caracteriza por uma variação abrupta e muito forte entre as fases de euforia e depressão. Já o segundo, caracteriza-se por uma fase depressiva e melancólica súbita, em períodos prolongados que vão e voltam (transtorno depressivo recorrente) ou em um episódio marcante de depressão (episódio depressivo maior).

Tem-se ainda os transtornos persistentes, como a ciclotimia, que é uma instabilidade de humor relacionada à depressão, enquanto a distimia é um tipo de depressão, mas que se apresenta em seu estado crônico. Ansiedade, esquizofrenia e estresse crônico ainda podem acompanhar esses transtornos.

Continua após a publicidade

Aliás, em um estudo publicado em janeiro na JAMA Psychiatry, pacientes com esquizofrenia mostraram maior probabilidade de morrer de covid-19. Em outro estudo, publicado em julho na mesma revista científica, os pesquisadores compilaram evidências relacionadas a pessoas com transtornos de humor e apontaram maiores chances de hospitalização e morte pela doença que tem preocupado a população mundial nesta pandemia.

Fonte: CDC via WebMD, com informações da MSD