Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Transmissão da Ômicron cai em dois estados, mas continua em alta no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Fevereiro de 2022 às 14h20

Link copiado!

frender/envato
frender/envato

Passados mais de dois meses do primeiro caso confirmado da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil, pelo menos dois estado brasileiros — Rio de Janeiro e Amazonas — já apresentam queda nos novos casos da covid-19. No entanto, há alta em 22 unidades da federação em comparação com a semana anterior.

"Nós tivemos momentos diferentes da entrada da Ômicron nos estados. Provavelmente, no Rio e no Amazonas ela entrou primeiro, chegou ao pico e já está na descida. Em outros lugares, não", explica Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para o jornal O Globo.

Continua após a publicidade

Para o especialista, "temos, portanto, mais duas semanas difíceis pela frente antes do número de casos [da Ômicron] descer" no Brasil. A previsão é similar a que foi compartilhada pelo Ministério da Saúde no final de janeiro.

Fora do país, o ápice da nova variante apresentou uma duração curta, com cerca de dois meses. Nesse ponto, é atingido o pico e, em seguida, os casos começam a cair gradualmente, como ocorre nos Estados Unidos.

Ômicron nos estados

Além da queda nas infecções da Ômicron no Rio de Janeiro e no Amazonas, alguns estados estão em estabilidade. Isso significa que o aumento das transmissões é menor que 15%, como Acre, Goiás e Rio Grande do Sul. No estado de São Paulo, por conta da migração da variante para o interior, a alta é de 31,2%.

Continua após a publicidade

Por outro lado, oito estados enfrentam o pico da Ômicron e apresentam um aumento que é superior a 100% na comparação com as semanas anteriores. De acordo com os dados levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, são eles:

  • Piauí: com aumento de 140,1% nos novos casos;
  • Sergipe: 140%;
  • Amapá: 116,7%;
  • Pernambuco: 113,1%;
  • Mato Grosso do Sul: 108,5%;
  • Pará: 108,3%;
  • Rio Grande do Norte: 107%;
  • Maranhão: 100,8%.

Covid-19 no Brasil

Segundo pesquisa do Imperial College de Londres, divulgada na segunda-feira (1), a taxa de transmissão (Rt) do coronavírus já começa a cair no Brasil. Atualmente, o índice está em 1,69. Isso significa que cada cem pessoas infectadas transmitem a outras 169 e, dessa forma, a Ômicron continua a se espalhar. No entanto, o mesmo índice estava em 1,78 na semana passada. O ideal é que chegue em um valor menor que 1.

Continua após a publicidade

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 193 mil novos casos da covid-19 e 926 mortes. Para os últimos sete dias, a média móvel de caso é calculada em 186,9 mil e a de óbitos está em 603.

Fonte: Conass e O Globo